Bolsas e Financiamentos

A Faculdades EST oferece ao candidato e à candidata a possibilidade de requerer bolsa de estudos, distribuídas em diferentes modalidades e níveis de formação.

Bolsa filantropia - para cursos de Graduação

A bolsa de estudos institucional filantrópica propicia o acesso à educação superior a discentes com renda socioeconômica baixa, no limite das vagas disponibilizadas pela filantropia da  instituição e sob a estrita observância das regras do seu regulamento constante nos editais de seleção.

Os recursos que garantem a concessão e manutenção da bolsa de estudos decorrem exclusivamente da receita recebida pela instituição, conforme o número de estudantes e créditos contratados. A oferta ocorre por meio de editais, publicados no site institucional, à disposição de qualquer pessoa. A bolsa pode cobrir 50% (cinquenta por cento) ou 100% (cem por cento) do valor da mensalidade.

Este benefício é concedido a cada semestre letivo, individualmente, sem obrigatoriedade de concessão até o final do curso ou em direito adquirido. Todavia, se concedida para o primeiro semestre do ano letivo, pode ser renovada para o semestre subsequente, desde que não tenha havido alteração na renda do grupo familiar.

A seleção é realizada por uma Comissão de Seleção e Acompanhamento de Bolsas de Estudo, denominada Comissão de Bolsas. Nos meses de maio e outubro, quando há disponibilidade de bolsas, são publicados os editais para inscrições para solicitação para o semestre subsequente. Para consultar os documentos exigidos acesse o edital da seleção do seu interesse.

Bolsa ProUni - Programa Universidade Para Todos (Prouni)
para cursos de Graduação

A Faculdades EST participa do Programa Universidade para Todos/Prouni, do Ministério da Educação/MEC. O número de vagas, o percentual de bolsas e os respectivos critérios de admissão do Prouni são divulgados conforme o calendário do MEC. A inscrição para concorrer às vagas é independente do processo seletivo da Faculdades EST. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.mec.gov.br/prouni.

Financiamento Estudantil (Fies)

O Ministério da Educação/MEC oferece, para discentes da graduação, a possibilidade de financiamento de estudos através do Financiamento Estudantil/Fies. Para concorrer ao Fies, é preciso acessar o site do Programa Fies e preencher a ficha de inscrição, desde que a pessoa esteja regularmente matriculada no curso de graduação ao qual solicita a inscrição. Mais informações sobre o Fies podem ser consultadas pelo telefone 0800616161, no site do Programa ou pelo e-mail estudantes@fnde.gov.br.

Créditos e Mensalidades: Graduação Presencial

A prestação de serviços educacionais para os cursos de graduação da Faculdades EST é feita por meio do pagamento por créditos, reajustados anualmente. Um crédito acadêmico equivale a 15 horas-aula. O número de créditos e a carga horária de cada atividade acadêmica estão indicados na matriz curricular dos cursos. Para calcular o valor da mensalidade, multiplica-se o número de créditos contratados no semestre pelo valor do crédito e divide-se pelo número de 6 parcelas.

Créditos e Mensalidades: Graduação Presencial

A prestação de serviços educacionais para os cursos de graduação EAD da Faculdades EST é feita através de mensalidades fixas, reajustadas anualmente.

Observem que há diferença de valores para o curso de Bacharelado em Teologia em EAD para quem aspira o Ministério Pastoral da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

Crédito e Mensalidades: Graduação EAD

A prestação de serviços educacionais para os cursos de graduação EAD da Faculdades EST é feita através de mensalidades fixas, reajustadas anualmente.

Observem que há diferença de valores para o curso de Bacharelado em Teologia em EAD para quem aspira o Ministério Pastoral da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

Mensalidades: Pós-Graduação

Nos cursos de pós-graduação, o pagamento é feito em parcelas, conforme o tipo de curso. Os valores são fixados anualmente pelo Conselho de Administração. No ato da matrícula, discentes de Pós-Graduações Stricto Sensu, isto é, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado, podem optar pelo número de parcelas a serem contratadas, conforme as opções abaixo, sendo que quanto maior o número de parcelas menor o valor da mensalidade:

  • Especializações presenciais – conforme o projeto de cada curso;
  • Especializações EAD – 15 parcelas fixas, com possibilidade de desconto no segundo curso;
  • Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional – 24, 30 ou 36 parcelas;
  • Doutorado – 24, 30, 36, 42 ou 48 parcelas.

Pagamento da Mensalidade

A pessoa discente poderá pagar a mensalidade do semestre de duas formas: à vista ou em parcelas.

a) No pagamento à vista, a pessoa quita o valor total correspondente aos componentes curriculares contratados no ato da matrícula para o respectivo semestre, obtendo descontos (não cumulativos para o mesmo curso) conforme política praticada na Instituição:

  • 3% de desconto para quem paga todas as parcelas ou componentes curriculares de um semestre;
  • 6% de desconto para quem paga todas as parcelas ou componentes curriculares de dois semestres;
  • 10% de desconto para pagamento de todo o curso. Desconto aplicado para pagamento acima de três semestres;

b) No pagamento parcelado, a Faculdades EST possibilita o pagamento do semestre em parcelas mensais e consecutivas, faturadas mensalmente. As mensalidades são pagas por meio de boletos bancários.

A data de vencimento para graduação é no dia 20 de cada mês, para mestrado profissional é no dia 10 e para mestrado acadêmico e doutorado é no dia 30. Os boletos são enviados ao endereço residencial e eletrônico da pessoa responsável financeira. É necessário manter as informações de cadastro atualizadas junto à Secretaria Acadêmica. Os boletos também podem ser gerados a partir do Portal Educacional através de login e senha cadastrados.  

Para efetivação da matrícula, será realizada a análise de crédito do CPF da  pessoa discente. Em caso de restrição no seu CPF, não haverá crédito financeiro para efetivar matrícula e é necessário indicar uma outra pessoa responsável, sem restrições. Para rematrícula, havendo débitos, é preciso quitá-los ou negociá-los com a instituição, junto ao setor financeiro da Diretoria de Gestão.

Contato por email: