Bacharelado em Musicoterapia

Ingresse no Bacharelado em Musicoterapia com nota máxima na avaliação do MInistério de Educação (MEC), reconhecido pela Portaria nº 821, de 22 de novembro de 2018 publicada no Diário Oficial da União  em 26 de novembro de 2018

Sobre o Curso

O Bacharelado em Musicoterapia da Faculdades EST, teve início em março de 2003, e é o único curso de graduação na região de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferecendo uma formação clínica e musical sólida para o exercício da prática profissional em Musicoterapia. 

 

O curso prepara para os desafios da profissão de musicoterapeuta, por meio de um programa de ensino inovador. Durante o percurso formativo, você compreenderá o conceito de que o som, o ritmo, a melodia e a harmonia promovem mudanças nas pessoas, influenciando todas as suas capacidades: sensorial, motora, mental, afetiva, criadora, musical, estética, cultural e social. Para isso, conta com um corpo docente, formado por profissionais com notória formação acadêmica e experiência profissional, além de possuir uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, em especial de uma clínica-escola. 

Para quem é o curso de Musicoterapia?

O curso é para quem pretende:

Atuar clinicamente utilizando a musicoterapia no cuidado, tratamento, reabilitação ou prevenção da saúde e do bem-estar em instituições de saúde públicas e privadas, clínicas, centros de tratamento, instituições de longa permanência, creches, escolas entre outras.

Auxiliar as pessoas por meio da aplicação da música e de seus elementos (ritmo, melodia, harmonia) em um processo musicoterapêutico com propósitos clínicos de intervir e desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

Contribuir no processo de inclusão social de pessoas com deficiência e dificuldades de aprendizagem, desenvolvendo estratégias musicoterapêuticas que transcendem barreiras, promovendo o desenvolvimento e a integração.

Empreender e inovar na crescente área da saúde e bem-estar, traçando estratégias de tratamento musicoterapêutico, proporcionando benefícios a diferentes grupos da população, visando uma sociedade mais acolhedora e saudável.

Mercado de trabalho para musicoterapeutas

Foi na década de 1970 que teve início no Brasil a formação de musicoterapeutas em nível de graduação. Após três décadas, a Faculdades EST decide investir na oferta de um curso de graduação (o sexto no Brasil) que possibilita a formação de profissionais habilitados e habilitadas à utilização clínica da música.

A musicoterapia é uma prática profissional na área da saúde, que promove intervenções pelo uso da música, do som ou do silêncio e de seus elementos com propósitos terapêuticos.

Profissionais de musicoterapia trabalham para desenvolver, reabilitar, recuperar e realizar intervenções preventivas com diferentes públicos, em clínicas, instituições de saúde e empresas. Para atender as demandas preconizadas pelos três níveis de atenção à Saúde, promoção, prevenção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde, cresce a procura por musicoterapeutas para atuar em escolas regulares, em Unidades Básicas de Saúde, em Centros de Atenção Psicossocial, em clínicas particulares, hospitais em geral, penitenciárias, APAES, além de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em outros espaços de promoção da cidadania e bem-estar social.

O campo de trabalho da musicoterapia se encontra em franca expansão, principalmente considerando o diferencial que se apresenta no atendimento às situações de inclusão, no desenvolvimento atípico, assim como em casos nos quais outras intervenções terapêuticas não se mostram eficazes. Atualmente, constata-se uma grande carência de profissionais na área para atender à expressiva demanda de atendimentos em musicoterapia. 

Venha para a Faculdades EST e faça parte de um grupo seleto de profissionais, que através de seu talento e aprendizado fazem a diferença, reabilitando e transformando vidas através do som! 

Por que estudar na Faculdades EST?

Excelência no Corpo Docente

Imagine aprender com um corpo docente de excelência acadêmica em práticas de performance musical na área da saúde, com foco no ensino, pesquisa e extensão em contextos socioeducacionais de aprendizagem inovadoras.

Aprendizagem Experiencial

Componentes com intervenções práticas e estágios supervisionados proporcionam uma experiência real e enriquecedora. Já o ambiente da Clínica-Escola de Musicoterapia proporciona a realização dos diferentes níveis de estágios previstos.

Acervo Bibliográfico

O acervo bibliográfico é atualizado e proporciona acesso a conteúdos de qualidade nos formatos físico e digital e no Portal Periódicos CAPES, contribuindo na pesquisa com flexibilidade e autonomia, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.

Pesquisa e Produção Acadêmica

A valorização da pesquisa e da produção acadêmica do corpo docente, garante a qualidade e a atualização constante do curso na transversalidade com os Programas de Pós-Graduação.

Flexibilidade e Iniciação Científica

Possibilidade de cursar componentes curriculares de outros cursos proporcionando uma formação de excelência. Acesso a grupos de pesquisa, seminários e congressos voltados para o desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas acadêmicas.

Laboratório de Composição

Acesso a laboratórios especializados na área da composição musical para qualificação e desenvolvimento profissional.

Formação Musical + Terapêutica

É a combinação que oportuniza o estudo em um instrumento musical à livre escolha da pessoa durante o decorrer do curso, enquanto desenvolve suas habilidades clínicas.

Programa de Nivelamento Musical

Oportuniza acompanhamento individualizado para as pessoas que desejam ou necessitam aprimorar suas habilidades no instrumento escolhido.

Campus Verde

Prepare-se para estudar e conviver em uma área privilegiada e preservada com mata atlântica na sua exuberante natureza.

Localização Privilegiada

Localizada próxima à Estação São Leopoldo da Trensurb oferece estacionamento gratuito e segurança 24 horas.

Conforto no Campus

Aproveite os serviços de hospedagem e moradia no campus para uma experiência acadêmica completa.

Coordenação e corpo docente

Nossa equipe de coordenação e corpo docente é o pilar fundamental da excelência educacional que oferecemos.

Dr.ª Maryléa Elizabeth Ramos Vargas

Coordenadora

A Coordenação de Curso, representada por sua coordenadora Prof.ª Dr.ª Maryléa Elizabeth Ramos Vargas. A coordenadora possui graduação na área da Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Graduação em Musicoterapia pela Faculdades EST, possui especialização em Musicoterapia pela Universidade Feevale, especialização no Programa Especial de Formação Pedagógica Docentes pelo Instituto Superior de Educação de Ivoti (ISEI), especialização em Neurociências e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado Profissional em Teologia e Doutorado em Teologia – área Religião e Educação, pela Faculdades EST.

Depoimento da Coordenação

Através dos tempos, a música atende necessidades humanas de entretenimento, comunicação, estimulação, motivação, relaxamento e muito mais. Estruturada no século passado, a Musicoterapia é um recurso que auxilia em situações de situações de inclusão, reabilitação, desequilíbrio físico, psíquico e emocional e problemas do desenvolvimento. Além de compreensão e gosto musical, na Musicoterapia é necessário conhecimento pleno do desenvolvimento humano.