Extensão

O Programa de Extensão caracteriza-se pela atuação da Faculdades EST junto a setores distintos da sociedade,
no próprio campus e fora dele, visando confrontá-los com o saber e a pesquisa produzidos no ambiente acadêmico.

Mindfulness e Espiritualidade: possibilidades práticas com foco em situações de crise - 4ª Edição


Mindfulness e Espiritualidade: possibilidades práticas com foco em situações de crise - 4ª Edição

A vida é marcada por situações de crise. Como lidar com estas situações a partir da espiritualidade e a partir da psicologia? Como desenvolver estratégias de enfrentamento da crise e como colocar isto a serviço de pessoas, grupos e da comunidade?

 

Este é o interesse principal deste curso: suporte prático para enfrentar a crise pessoal e social. Entendemos que podemos encontrar na espiritualidade humana um espaço de resiliência, de enfrentamento, de autoconhecimento e de sentido e no mindfulness uma significativa redução da ansiedade e do estresse e uma maior clareza para o entendimento de suas emoções, pensamento e comportamentos. Isso não só para os tempos de pandemia, mas também para o pós-pandemia, considerando traumas deixados pela pandemia e desafios na reorganização pessoal e social.

 

Nesse curso, “a definição de espiritualidade é baseada na busca inerente de cada pessoa do significado e do propósito definitivos da vida. Esse significado pode ser encontrado na religião, mas, muitas vezes, pode ser mais amplo do que isso, incluindo a relação com uma figura divina ou com a transcendência, relações com os outros, bem como a espiritualidade encontrada na natureza, na arte e no pensamento racional. (Koenig, 2012, p. 13). Dentro desta perspectiva, o curso irá focar na espiritualidade como dimensão humana, dando especial atenção à prática, à vivência, à atitude, ao comportamento e à busca por qualidade e sentido de vida, principalmente diante das crises.

 

E a definição de mindfulness é baseada no autoconhecimento, na prática de concentração e atenção no momento presente, assumindo uma postura sem julgamentos, com aceitação e abertura a experiências (Bishop et al., 2004). Estes fatores se fazem necessários para não se deixar levar por pensamentos e emoções distorcidas, ainda mais em tempos de crise, como a pandemia. Dentro desta perspectiva, o curso irá focar no Mindfulness como foco na regulação, na redução e no controle emocional e atencional, na busca de reduzir o sofrimento e criar estratégias de enfrentamento mais assertivas.

 

O curso nas duas edições anteriores reunião em torno de 200 pessoas. A terceira edição irá abordar novas tendências observadas no estágio atual da pandemia e do pós-pandemia.

 

O curso será oferecido no formato de educação remota, utilizando as plataformas Moodle e o aplicativo google meet, conforme calendário previsto. Encontros online serão gravados de forma que participantes possam acessar o material posteriormente na plataforma Moodle.

 

 

OBJETIVO GERAL

Conhecer o papel da prática da espiritualidade e do mindfulness como estratégias pessoais, relacionais e sociais para o enfrentamento de situações de crise;

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


    • Descobrir a espiritualidade como dimensão humana, suas tradições e práticas;
    • Conhecer e aprender exercícios de espiritualidade como a oração, a meditação, a contemplação e o silêncio, exercícios de relaxamento corporal e mental;
    • Conhecer os fundamentos do Mindfulness;
    • Conhecer as estratégias práticas baseada em Mindfulness
    • Descobrir os benefícios do Mindfulness para controle da ansiedade e redução do estresse entre outras;
    • Elaborar um conjunto de técnicas e exercícios para lidar com situações de crise em geral, bem como as causadas pela pandemia.


PÚBLICO-ALVO

 

Lideranças comunitárias; professores e professoras, psicólogos e psicólogas, profissionais da área da saúde, profissionais das artes e outras áreas afins, estudantes de Teologia e Psicologia, estudantes em geral e pessoas interessadas.

 

CARGA HORÁRIA:25 horas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


    • Introdução à espiritualidade, definições e prática;
    • Introdução ao mindfulness, definições e prática;
    • As crises humanas: uma abordagem a partir do mindfulness e da espiritualidade;
    • Mindfulness: Corpo, Mente, Emoção e Comportamento
    • Espiritualidade e corpo;
    • Tradições de espiritualidade: itinerários espirituais;
    • Itinerário psicoemocional e desfusão;
    • Espiritualidade e mindfulness como práticas diante de situações de crise;
    • Técnicas e exercícios práticos: respiração, body scan, lugar seguro, oração do coração; labirinto de oração, carta de autocompaixão.


 

METODOLOGIA


    • Discussão com base em literatura sobre espiritualidade e mindfulness;
    • Estudo sobre comportamento humano em situações de crise;
    • Exercícios e técnicas práticas de espiritualidade e mindfulness
    • Elaboração de projetos para a prática de espiritualidade e mindfulness com pessoas e grupos.


 

MODALIDADE: Educação a Distância

 

DATAS DOS ENCONTROS:

 

5 encontros de 2 horas cada – 18:30 às 20:30h

 

Datas: 29/08, 5, 12, 19 e 26/09/22

 

 

DOCENTES E ASSESSORES:

 

Júlio Cézar Adam é Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha e Pós-Doutor em Filosofia pela PUCRS e em Teologia pela Universidade de Hamburgo (CAPES/Humboldt), professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Pesquisa na área da espiritualidade, religião vivida e mídias. É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver. Email: julio3@est.edu.br

 

Clairton Puntel é Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade FEEVALE e Mestre em Ciências da educação-especialização em Educação e Desenvolvimentos Comunitário do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Psicólogo Cognitivo-Comportamental. Professor na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS, Email: clairtonpuntel@hotmail.com

 

INSCRIÇÃO:

 

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Pró-Reitora de Ensino e Extensão


Coordenação

Pró-Reitor Prof. Me. Verner Hoefelmann Possui graduação em Teologia (1980) e Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1985). Atualmente é professor da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Tem experiência na área de Novo Testamento e Grego, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo Contemporâneo do Novo Testamento, Exegese do Novo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

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