Prova comum aos cursos

Com tema relacionado à realidade nacional, a prova de Redação tem como objetivo verificar a capacidade do/a candidato/a de escrever um texto dissertativo com uma reflexão bem articulada, organização lógica de ideias, clareza e coerência de pensamento. O texto deve ter uma sequência claramente identificável, com título, introdução, desenvolvimento e conclusão, mínimo de 22 e máximo 25 linhas. Os candidatos terão 3 horas para concluir a prova.

Critérios de aprovação e classificação

Prova Redação - A nota mínima necessária para que o/a candidato/a seja considerado aprovado é 5,0 (cinco).

ENEM - Será considerada a nota obtida na prova de redação do ENEM, nos anos de 2014, 2015 ou 2016. O/A candidato/a que optar pelo aproveitamento da nota do ENEM, não poderá ter obtido nota inferior a 500 pontos na prova de redação. Para composição da nota a ser utilizada na classificação e seleção desses/as candidatos/as, a nota do ENEM será convertida para uma escala de 0 a 10, igualando-se à escala de notas utilizadas neste processo seletivo.

Os/As candidatos/as inscritos/as que optarem pela nota obtida no ENEM deverão, obrigatoriamente, encaminhar uma cópia simples de seu boletim de desempenho, para o e-mail graduacao@est.edu.br, até 04 de junho de 2017. Os/As candidatos/as inscritos neste Processo Seletivo não realizarão a Prova de Redação.

Para fins de classificação e desempate, em qualquer curso, terá prioridade o/a candidato/a de maior idade. Se permanecer o empate, a vaga será destinada ao/a candidato/a que tiver a inscrição mais antiga.

Havendo empate entre candidatos/as inscritos pela forma Redação e candidatos/as inscritos/as pela forma ENEM, terá prioridade o/a candidato/a que realizou a Prova Redação da Faculdades EST.