Bacharelado em Musicoterapia

O curso de Bacharelado em Musicoterapia da Faculdades EST habilita profissionais para a prática terapêutica, através do emprego da música e seus elementos, como ritmo, melodia, som e harmonia, ele pode praticar a reabilitação física, mental, emocional e social de pessoas com diferentes distúrbios. O musicoterapeuta formado pela Faculdades EST atende com excelência casos de reabilitação motora, recuperação de dependentes químicos, reintegração de menores infratores, estudantes com dificuldade de aprendizado, além de contribuir com a qualidade da saúde de idosos. Trata-se de um campo de atuação novo e amplo. O profissional pode atuar em clínicas particulares, hospitais gerais e psiquiátricos, instituições sociais e escolas regulares e especiais.

Diferenciais

O curso é pioneiro na região geo-educacional do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além da formação nas áreas da saúde, música e humanas, o estudante é preparado para a prática musicoterapêutica a partir do ingresso, considerando que deve cumprir no mínimo 8 níveis de estágios supervisionados abrangendo 630h ao longo do curso, disponibilizando para tal a Clínica-escola para sua realização. O ambiente aprazível do campus da instituição é uma das características que se tornam presentes também no contexto ensino e aprendizagem.

Coordenação

Coordenação

Laura Franch Schmidt da Silva – Licenciada em Música (UFRGS), especialista em Musicoterapia (Universidade FEEVALE), mestre em Música – Educação Musical (UFRGS), doutora em Teologia – Educação e Música (PPG/EST). Implantou e consolidou o Bacharelado em Musicoterapia e a Licenciatura em Música (Faculdades EST).

Docente no curso de Licenciatura em Música, no Bacharelado em Musicoterapia e no Mestrado Profissional. Na extensão promove e coordena cursos e atividades musicais. Como pesquisadora, integra o grupo Música, Educação e Saúde (MusEduS), na coordenação da linha de pesquisa “Linguagem Musical”.