Licenciatura em Música

Desde 2008, o ensino de música nas escolas de Educação Básica é obrigatório. A Licenciatura em Música oferece uma formação específica para trabalhar o desenvolvimento da criatividade. Através de atividades pedagógicas, musicais e humanas a educação musical forma agentes que atuam na sociedade, em grupos artísticos, atividades de ensino e na área da pesquisa, contribuindo para a formação de cidadãos criativos e para o desenvolvimento de novos conhecimentos.

Diferenciais

  • Única graduação no Estado que oferece um Programa de Nivelamento, com duração mínima de um ano, destinado aos que ingressam e que ainda não têm uma formação musical consolidada [domínio do código musical, leitura e musicografia].

  • Os estágios supervisionados em música – observação, planejamento e ação - ocorrem desde o início do Curso e perpassam a formação musicopedagógica, em sintonia com os demais componentes curriculares.

  • Ênfase na educação inclusiva e na diversidade.

  • Possibilidade de aproveitamento de estudos (70% dos componentes curriculares de núcleo em comum) para a formação concomitante em Musicoterapia.

  • Laboratório de música e informática e de estúdio de gravação à disposição da formação musical.

Coordenação

Coordenação

Laura Franch Schmidt da Silva – Licenciada em Música (UFRGS), especialista em Musicoterapia (Universidade FEEVALE), mestre em Música – Educação Musical (UFRGS), doutora em Teologia – Educação e Música (PPG/EST). Implantou e consolidou o Bacharelado em Musicoterapia e a Licenciatura em Música (Faculdades EST).

Docente no curso de Licenciatura em Música, no Bacharelado em Musicoterapia e no Mestrado Profissional. Na extensão promove e coordena cursos e atividades musicais. Como pesquisadora, integra o grupo Música, Educação e Saúde (MusEduS), na coordenação da linha de pesquisa “Linguagem Musical”.