Licenciatura em Música

Desde 2008, o ensino de música nas escolas de Educação Básica é obrigatório. A Licenciatura em Música oferece uma formação específica para trabalhar o desenvolvimento da criatividade. Através de atividades pedagógicas, musicais e humanas a educação musical forma agentes que atuam na sociedade, em grupos artísticos, atividades de ensino e na área da pesquisa, contribuindo para a formação de cidadãos criativos e para o desenvolvimento de novos conhecimentos.

Diferenciais

  • Única graduação no Estado que oferece um Programa de Nivelamento, com duração mínima de um ano, destinado aos que ingressam e que ainda não têm uma formação musical consolidada [domínio do código musical, leitura e musicografia].

  • Os estágios supervisionados em música – observação, planejamento e ação - ocorrem desde o início do Curso e perpassam a formação musicopedagógica, em sintonia com os demais componentes curriculares.

  • Ênfase na educação inclusiva e na diversidade.

  • Possibilidade de aproveitamento de estudos (70% dos componentes curriculares de núcleo em comum) para a formação concomitante em Musicoterapia.

  • Laboratório de música e informática e de estúdio de gravação à disposição da formação musical.

Coordenação

Coordenação

Professor Maurício Marques – Formado em violão na UFPEL e mestre em Composição pela UFRGS. Compositor, arranjador e instrumentista. É professor de música na Faculdades EST e na Escola Sinodal de Educação Profissional, em São Leopoldo/ RS.

Integra o Quarteto Maogani e atua no cenário da música regional do Rio Grande do Sul, ao lado de Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Celau Moreyra entre outros. Trabalha na produção de composições para Violão de Oito Cordas e apresenta-se em formato solo e em grupo, com o repertório de Música Brasileira.

É vencedor de inúmeros festivais e recebeu premiações como Milton de Lemos, Troféu Vitória e Prêmio Açorianos de Música.