Técnico

Canto

Modalidade: Presencial

Os componentes teóricos do Curso Técnico em Canto são ministradas à noite, das 19h às 22h, e distribuídos em três noites semanais. Além das aulas coletivas, o estudante realiza 1h aula individual por semana no instrumento escolhido.

Saiba mais

Apresentação

A Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) nasceu da Faculdades EST na década de 80 e traz em sua história uma relação muito íntima com a música. Durante anos, auxiliou na formação musical de cantores e instrumentistas por meio do seu Instituto de Música. Hoje, oferece o Curso Técnico em Canto, que conta com uma ampla estrutura física, além de profissionais altamente qualificados. Um ambiente convidativo e harmonioso para se aprender música qualificar-se profissionalmente.


Curso Técnico em Canto

Ao ingressar no curso, o(a) estudante deve optar por um dos instrumentos oferecidos pela escola.

Os componentes teóricos são ministradas à noite, das 19h às 22h, e distribuídos em três noites semanais. Além das aulas coletivas, o estudante realiza 1h aula individual por semana no instrumento escolhido. As aulas de instrumento podem ocorrer no turno da manhã, tarde ou noite, dependendo das possibilidades do(a) estudante e do(a) docente.

Ao final do curso o estudante deverá realizar um recital de formatura, mostrando tudo que aprendeu ao longo do curso. O repertório é focado no objetivo de cada um: samba, rock, erudito, gospel, mpb, choro, blues, jazz. Etc.


Instrumentos oferecidos:

  • Canto;
  • Bateria;
  • Contrabaixo elétrico e acústico;
  • Guitarra;
  • Piano;
  • Saxofone;
  • Teclado;
  • Trompete;
  • Trombone;
  • Violão;
  • Violino;
  • Percussão.

Diferenciais e mercado de trabalho

NNa ESEP / Faculdades EST, você prepara sua formação musical para ingressar no Ensino Superior em Música. Você pode ainda profissionalizar-se para atuar no mercado de trabalho como músico, arranjador e compositor. A Escola é uma vitrine na busca por profissionais. Você poderá dar aulas particulares, atuar em ONGs, projetos sociais, Igrejas e até mesmo montar sua própria escola de música. Durante o curso, você terá noções sobre o mercado de trabalho, irá elaborar currículos, projetos culturais e produção de espetáculos musicais.


Mercado de trabalho

  • Instituições privadas de ensino;
  • Escolas de música;
  • Atuando como músico em bandas e grupos musicais;
  • Poderá montar seu próprio negócio;
  • Estúdios de gravação.

Investimento

O pagamento pode ser feito em até 6 (seis) vezes, desde que o(a) estudante inicie o pagamento no mês de janeiro (primeiro semestre) ou julho (segundo semestre).

Valor do crédito para o ano de 2018: R$ 355,00

Para mais informações sobre o investimento, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.


Bolsas de estudo

Mediante apresentação de ficha sócio-econômica e observância de prazos e condições previstos em edital, estudantes podem requerer bolsas de estudo para ajudar a custear parte de seus estudos. O processo e os critérios de concessão de bolsas estão definidos no Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo da Instituição Sinodal de Assistência Educação e Cultura, a mantenedora da Faculdades EST.

Formas de ingresso

Início das aulas: 30 de julho de 2018

  • Faça a sua inscrição no link abaixo;
  • Agende sua entrevista com a coordenação, pelo e-mail relacionamento@est.edu.br ou telefone (51) 2111.1486, de segunda a sexta, das 9h30min às 19h.
  • Aguarde, em junho entraremos em contato;
  • Confirmação de matrícula e entrega dos documentos (cópias e vias originais) de 02 a 20 de julho de 2018, na secretaria acadêmica.

Para o ingresso é exigida a comprovação de matrícula no Ensino Médio, ou a comprovação de conclusão de Ensino Médio. O Curso Técnico em Canto tem duração de 832 horas.


Documentação para matrícula:

  • Cópia RG
  • Cópia CPF
  • Cópia Certidão de nascimento ou casamento
  • Cópia comprovante de residência
  • Histórico do Ensino médio/ Atestado de matrícula
  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • 1 foto 3x4

Documentos


Corpo docente


Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Graduação

Currículo Lattes

Titulação máxima: Graduação

Currículo Lattes

Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Graduação

Titulação máxima: Especialização

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Titulação máxima: Especialização

Currículo Lattes

Titulação máxima: Especialização

Currículo Lattes

Estrutura curricular

1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre
Instrumento I (16h) Instrumento II (16h) Instrumento III (16h) Instrumento IV (16h)
Canto Coral I (32h) Canto Coral II (32h) Prática Conjunto Musical I (32h) Prática Conjunto Musical II (32h)
Teclado funcional I (32h) Teclado funcional II (32h) Didática Musical I (2CR) * Didática Musical II (2CR) *
Percepção Musical I (64h) Percepção Musical II (64h) Percepção Musical III (64h) Percepção Musical IV (64h)
Software Editoração Partituras (32h) Estruturação Musical I (32h) Estruturação Musical II (2CR) Estruturação Musical III (32h)
Música Popular e Folclórica (32h) História da Música I (32h) * História da Música II (32h) * Produção Musical (32h)*
Carga horária: 208 Carga horária: 208 Carga horária: 208 Carga horária: 208
Total de horas: 832

Eixo Instrumental: São os componentes curriculares de instrumento ou canto.

Eixo Teórico: São os componentes de Percepção Musical e Estruturação Musical que trabalham com a teoria da música e com o desenvolvimento auditivo do estudante.

Eixo Prático: São os componentes de Canto Coral, no primeiro ano, e Prática de Conjunto Musical, no segundo ano. Desenvolvem a habilidade do estudante de se relacionar, cantar e tocar em grupo.

Eixo Histórico: Formado pelos componentes de Música Popular e Folclórica e História da Música. Apresentam aos estudantes o desenvolvimento da música ao longo dos séculos, suas características, seus gêneros, seus estilos e seus compositores. Aborda a música no Brasil e no mundo para contribuir na análise e interpretação de peças.

Eixo Didático: Didática Musical I e II. Prepara os estudantes para trabalharem como professor do instrumento.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorre de forma integral, permanente e cumulativa. Além dos instrumentos que indicam o rendimento qualitativo, avaliamos a participação, a responsabilidade na execução das tarefas, o estudo em si e a assiduidade. Os instrumentos de avaliação consistem em: testes, trabalhos de trabalhos individuais e em grupo, apresentação musicais, participações nas tarefas de classe.

Esses instrumentos evidenciam os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas. O(a) docente verifica o desenvolvimento e o aproveitamento do(a) estudante, expressando-os com conceito A (apto) ou NA (não apto). A avaliação é formalizada a cada semestre e por componente curricular e os resultados da avaliação são comunicados aos estudantes.


CONSIDERAÇÕES GERAIS

O Diploma de Técnico em Canto só é concedido a estudantes com conceito A (= apto) em todos os componentes curriculares e que comprovem a conclusão do Ensino Médio. Estudantes com conceito A que não comprovarem a conclusão do Ensino Médio recebem o Certificado de Qualificação Profissional.

A aprovação no componente “Instrumento IV” ou “Canto IV” pressupõe a realização do “Recital de Formatura” no mesmo semestre.

A partir de 2017, os Cursos Técnicos em Instrumento Musical, Canto e Composição e Arranjo, terão como pré-requisito a contratação mínima de 8 créditos por semestre; ou seja 50% dos créditos oferecidos no semestre.

As bolsas de estudos institucionais não cobrirão os créditos de disciplinas de instrumento secundário ou complementar.

Ficou interessado/a neste curso?

Fique por dentro de tudo o que acontece no Técnico em Canto. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Coordenação


Coordenação

Coordenador: Prof. Ms. Daniel Hunger é pianista e possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006). É mestre em Religião e Educação pela Faculdades EST onde pesquisou a história da produção musical na IECLB. Atua como docente na Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia desta mesma instituição. É professor de ensino técnico e coordenador do Curso Técnico em Música e Composição e Arranjo da Escola Sinodal de Educação Profissional.

Atua também como coordenador do Centro de Multimídia desta mesma instituição. Ministra os seguintes temas: Teclado Funcional, Música e Tecnologia, Instrumentação Musical, Educação Musical e Coordenação de grupos de Música Popular Brasileira. No meio artístico, é regente da Big Band Rotary / Faculdades EST, é pianista/tecladista de blues, rock e música brasileira, além de desenvolver trabalho autoral.

Currículo Lattes

Central de Relacionamento


(51) 2111-1400
(51) 9 9871-7685
relacionamento@est.edu.br
faculdades..est
faculdadesest