Mestrado Interinstitucional

O MINTER tem duração de 24 meses. Dois semestres ficam reservados para o cumprimento de disciplinas (24 créditos), que serão lecionadas no campus da IES parceira. Os dois outros semestres são reservados para pesquisa e elaboração da Dissertação, devendo esta ser defendida no final dos dois anos.

Apresentação

O Mestrado Interinstitucional (MINTER) é regulamentado pela Portaria N° 61, de 6 de maio de 2011 da CAPES.

Um Projeto de MINTER se caracteriza pelo atendimento por parte de um programa de Pós-Graduação com curso de mestrado reconhecido pelo MEC/CNE e já consolidado, de um grupo ou uma turma de discentes de mestrado, sob condições especiais, sendo estas caracterizadas pelo fato de parte das atividades de formação desses discentes serem desenvolvidas no campus de uma outra instituição.

Como se trata de projeto de oferta de curso sob condições especiais, isto é, diferentes daquelas previstas na proposta avaliada e aprovada pela Capes e que fundamentou os atos de autorização, de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento, pelo MEC/CNE, do curso a ser oferecido, a implantação desse tipo de iniciativa pressupõe a prévia aprovação pela Capes do projeto a ele correspondente.

Seguindo esta regulamentação, o Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST em parceria com duas outras IES, desenvolveu dois projetos de MINTER, nos estados do Espírito Santo e Bahia. 

O MINTER tem duração de 24 meses. Dois semestres ficam reservados para o cumprimento de disciplinas (24 créditos), que serão lecionadas no campus da IES parceira.  Os dois outros semestres são reservados para pesquisa e elaboração da Dissertação, devendo esta ser defendida no final dos dois anos.

Seminário de Pesquisa e o Exame de Qualificação ocorrem no campus da Faculdades EST, em São Leopoldo, com devido planejamento entre futuro/a orientador/a e orientando/a. O/A mestrando/a deverá prever uma viagem a São Leopoldo, com duração de 7 a 15 dias. Logo na sua chegada participará de Seminário de Pesquisa em conjunto com seu/sua orientador/a e outros mestrandos/as do MINTER e seus respectivos orientadores/as. Ao final de sua estadia em São Leopoldo, que será utilizada para pesquisa na biblioteca da EST, fará o Exame de Qualificação, em que apresentará o relatório de qualificação constituído da vida acadêmica, projeto de pesquisa e um capítulo da Dissertação.