Especialização em Mindfulness e Espiritualidade como estratégia no enfrentamento de crises


Especialização em Mindfulness e Espiritualidade como estratégia no enfrentamento de crises

JUSTIFICATIVA

Em 2020 vivemos uma pandemia com consequências ainda não vistas pela maioria das gerações contemporâneas. Altamente contagiosa e muito prejudicial para determinados grupos de pessoas, a Covid-19 se espalhou sem dar tempo para os órgãos de saúde desenvolver uma vacina ou mesmo medicamentos para combater a doença. O único meio de frear seu avanço e evitar o colapso dos sistemas de saúde foi o confinamento, o isolamento social e a quarentena. O mundo foi obrigado a parar: indústria, serviços, lazer, educação e atividades de convivência e de atendimento. Diante dessa situação, não apenas setores da economia nacional, local, mas também a própria economia domiciliar de milhares de pessoas foi profundamente afetada. Negócios não essenciais foram fechados, pessoas perderam seus empregos ou passaram a conviver com a ameaça do desemprego. Assim, a pandemia teve profundo impacto na vida econômica, social, familiar e pessoal. Até o final de setembro de 2020 um milhão de pessoas haviam perdido suas vidas. Apenas no Brasil, mais 140 mil pessoas. 

A ameaça à vida e à sustentabilidade geraram enormes crises pessoais e emocionais, inclusive traumas pessoais e coletivos. O próprio isolamento e o distanciamento social geram angústia e sofrimento. Além disso, esta situação levou a pessoa a se confrontar de forma aguçada com questões da sua personalidade, das relações, seus próprios medos e anseios. Como lidar com estas situações a partir da espiritualidade e a partir da psicologia? Como desenvolver estratégias de enfrentamento da crise e dos traumas gerados após a crise? Como lidar com crises e traumas no geral? Como colocar ferramentas e estratégias de enfrentamento de crises a serviço de pessoas, grupos e da comunidade? 

Este é o interesse principal desta especialização: habilitar pessoas a usar o mindfulness e a espiritualidade no enfrentamento de adversidades e crises. Para tal, o curso oportuniza a reflexão sobre as crises humanas a partir da Teologia e da Psicologia e a partir destas áreas, mais especificamente a espiritualidade e o mindfulness dá suporte prático para enfrentar situações de crise e de trauma em nível pessoal, coletivo e social. Entendemos que podemos encontrar na espiritualidade humana um espaço de resiliência, de enfrentamento, de autoconhecimento e de sentido e no mindfulness uma significativa redução da ansiedade e do estresse e uma maior clareza para o entendimento de suas emoções, pensamento e comportamentos. 

Nessa especialização “a definição de espiritualidade é baseada na busca inerente de cada pessoa do significado e do propósito definitivos da vida. Esse significado pode ser encontrado na religião, mas, muitas vezes, pode ser mais amplo do que isso, incluindo a relação com uma figura divina ou com a transcendência, relações com os outros, bem como a espiritualidade encontrada na natureza, na arte e no pensamento racional (Koenig, 2012, p. 13). Dentro desta perspectiva, o curso irá focar na espiritualidade como dimensão humana, dando especial atenção à prática, à vivência, à atitude, ao comportamento e à busca por qualidade e sentido de vida, principalmente diante das crises.  

A definição de mindfulness é baseada no autoconhecimento, na prática de concentração e atenção no momento presente, assumindo uma postura sem julgamentos, com aceitação e abertura a experiências (Bishop et al., 2004). Estes fatores se fazem necessários para não se deixar levar por pensamentos e emoções distorcidas, ainda mais em tempos de crise, como a pandemia. Dentro desta perspectiva, o curso irá focar no Mindfulness como foco na regulação, na redução e na regulação emocional e atencional, na busca de reduzir o sofrimento e criar estratégias de enfrentamento mais assertivas.

A especialização  em “Mindfulness e Espiritualidade como Estratégia no Enfrentamento de Crises” surge como um aprofundamento do curso de “Extensão Mindfulness e Espiritualidade: possibilidades práticas com foco em situações de crise”. Este curso foi criado em meio à pandemia como uma forma de dar suporte a pessoas diante daquela situação. A primeira edição do curso contou com 86 participantes e a segunda edição, dois meses mais tarde, com mais de 60 participantes. As pessoas participantes destas duas edições demandaram um aprofundamento do assunto, cujo primeiro resultado é esta especialização.

 

OBJETIVOS:

Geral 

Habilitar profissionais para a prática da espiritualidade e do mindfulness como estratégia pessoal, coletiva e social no enfrentamento prático de situações de crise e de traumas como as causadas pela pandemia da Covid-19. 

 

Específicos

  •  Pesquisar e aprofundar o estudo sobre a espiritualidade como dimensão humana, suas tradições e práticas;
  • Conhecer e aprender sobre tradições da espiritualidade humana;
  • Exercitar a espiritualidade através de práticas como a oração, a meditação, a contemplação e o silêncio, exercícios de relaxamento corporal e mental, como formas de lidar com as crises e traumas;
  • Pesquisar e conhecer de forma aprofundada os fundamentos do Mindfulness e sua relação com a Psicologia Cognitivo Comportamental e áreas afins;
  • Exercitar a aplicação das estratégias práticas baseadas em Mindfulness; 
  • Aplicar os benefícios do Mindfulness e da Espiritualidade para controle da ansiedade e redução do estresse, cuidado integral, terapêutico e transformador  da vida;
  • Estabelecer relação do Mindfulness e da Espiritualidade com a Educação, Saúde, Gestão e áreas afins;
  • Elaborar um conjunto de técnicas e exercícios práticos para lidar com situações de crise em geral, considerando demandas do próprio grupo.

 

PÚBLICO–ALVO 

O curso se destina a profissionais vinculados e vinculadas à área da Teologia e áreas afins, a professores e professoras, gestores e lideranças, ministros e ministras e lideranças eclesiásticas, profissionais de capelanias hospitalares e escolares, profissionais da saúde, psicólogos e psicólogas, profissionais das artes e áreas afins.

 

CARGA HORÁRIA

O curso terá duração de 400 horas, cumpridas diretamente em sala de aula e na elaboração de um artigo científicos final. 

 

PERÍODO E PERIODICIDADE 

O curso se realizará de março de 2021 a julho de 2022. As atividades em sala de aula ocorrerão em módulos mensais de 20 ou 25 horas aulas, de forma presencial e com acesso remoto, excetuando-se o mês de fevereiro de 2022. As aulas ocorrerão sempre às quintas-feiras e sextas feiras, à noite, e nos sábados de manhã ou manhã e tarde.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, CRONOGRAMA E CORPO DOCENTE

 Cronograma

Componentes Curriculares e Docentes

Datas

CH

1 Introdução à Espiritualidade

Dr. Júlio C. Adam 

11,12,13/03/21

25

2 Introdução ao Mindfulness e à Psicologia Cognitivo Comportamental

Ms. Clairton Puntel

08,09,10/04/21

25

3 Espiritualidade: história e tradições 

Dr. Júlio C. Adam 

13,14,15/05/21

25

4 Mindfulness:história e definições

Ms. Clairton Puntel

17,18,19/06/21

25

5 Espiritualidade: inteligência espiritual

Dr. Júlio C. Adam 

22, 23,24/07/21

25

6 Mindfulness: inteligência Emocional

Ms. Clairton Puntel

12,13,14/08/21

25

7 Espiritualidade: técnicas e práticas

Dr. Júlio C. Adam 

09,10,11/09/21

20

8 Mindfulness:técnicas e práticas

Ms. Clairton Puntel

07,08,09/10/21

20

9 Metodologia da Pesquisa

Dr. Iuri Andreas Reblin

11,12,13/11/21

25

Matrícula em monografia (via requerimento)

 

-

10 Psicologia Positiva

Psic. Esp. Rosane Göerg Oriques

09,10,11/12/21

20

11 Teoria da Aceitação e Compromisso e Autocompaixão

Psic. Ms. Carolina Antunes

13,14,15/01/22

20

12 Ética e Sustentabilidade

Dr. Valério Schaper

10,11,12/03/22

20

13 Gênero e Diversidade cultural

Dra. Márcia Blasi

07,08,09/04/22

20

14 Mindfulness e espiritualidade contextuais (crianças, jovens, adultos, idosos)

Dr. Júlio Cézar Adam/Ms. Clairton Puntel 

12,13,14/05/22

25

15 Mindfulness e espiritualidade contextuais (hospitalar, empresarial, escolar, OSCs)

Dr. Júlio Cézar Adam/Ms. Clairton Puntel 

09,10,11/06/22

20

16 Mindfulness e espiritualidade contextuais (conforme demanda do grupo)

Dr. Júlio Cézar Adam/Ms. Clairton Puntel 

14,15,16/07/22

20

Monografia de conclusão do curso

Entrega: 29/07/2022

40

 

TOTAL

 

400

 

METODOLOGIA

O curso será oferecido com um total de dezesseis componentes curriculares presenciais obrigatórios, mais o artigo de conclusão de curso. Os participantes serão estimulados a preparar-se para cada módulo através de leituras prévias, cujo material será disponibilizado numa sala do ambiente virtual da Faculdades EST ou por meio de compra de exemplar próprio. O curso privilegiará a reflexão teórica, mas também prática, no sentido de refletir sobre a prática e compreensão concretas no cotidiano das e dos participantes enquanto profissionais das diferentes áreas. 

 

INTERDISCIPLINARIDADE

O curso parte de uma concepção interdisciplinar entre as áreas de concentração da teologia (teologia prática, escritos e tradições sagradas e teologia fundamental sistemática), bem como interage com a Psicologia (organizacional, escolar, clínica, hospitalar bem como com suas ênfases: Humanista, Psicanalítica, Positivista e Cognitivo-Comportamental ), a Saúde, a Educação, a Filosofia e a Sociologia, buscando equipar as e os discentes para uma diálogo competente e autorreflexivo com seu entorno, tanto nas igrejas, organizações sociais, escolas, hospitais, atendimento e terapias, quanto na sociedade.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Os e as discentes serão desafiados e desafiadas a observar em sua vida pessoal, seus corpos, sua espiritualidade pessoal e comunitária, bem como observar nos seus locais de atividade e no seu entorno mais abrangente, situações de crise e de traumas e como a espiritualidade e o Mindfulness podem dialogar e apresentar-se como estratégia de enfrentamento, trazendo suas reflexões para a sala de aula. 

 

TECNOLOGIA 

O curso disponibilizará uma sala virtual de acesso ao material preparatório dos componentes curriculares, para as atividades preparatórias, para as comunicações do curso e para a interação da turma no período intermediário entre os módulos. Além disso, o curso será oferecido também de forma remota através de plataforma do google meet, como aulas gravadas.

 

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos para ingresso no curso será realizada mediante estudo de currículo e da documentação exigida pelo programa, a saber: Fotocópia do Diploma de Graduação Plena autenticada, Fotocópia do Histórico Escolar (Curso de Graduação), Fotocópia da Carteira de Identidade, Fotocópia do CIC, Autobiografia, Curriculum Vitae atualizado, Duas fotos 3 x 4, Parecer descritivo com razões para escolha do curso e expectativas em relação a ele.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por componente curricular, através de diferentes recursos e métodos. Ela se constituirá de atividades prévias, no decorrer e/ou no final do componente curricular, reflexão e relatos de inserção nos contextos específicos de cada discente. A nota mínima para aprovação por componente curricular é 7,0. Os e as discentes realizam a avaliação do corpo docente, coordenação, atendimento administrativo e das instalações físicas por meio de ficha de avaliação após o término de cada disciplina.

 

MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

A Monografia de Conclusão de Curso será elaborada no formato de um artigo científico, que deverá ser entregue no final do curso e será avaliado por escrito pelo respectivo docente orientador, de acordo com os critérios de avaliação definidos pela instituição. A nota mínima para aprovação desse trabalho é 7,0.

 

Período de inscrição e pagamento de taxa:

De 23/11/2020 a 24/02/2021

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

 

Investimento: 

18 parcelas de R$ 299,00

 

Documentos exigidos para o ingresso no curso:

1- cópia autenticada do diploma de licenciatura plena, bacharelado, curso sequencial ou tecnólogo em área correlata – o curso deve ser reconhecido pelo MEC;

2 - cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

3 - uma foto 3 X 4.

4 - cópia simples da carteira de identidade (RG) e do CPF;

5 - cópia simples de comprovante de residência;

Obs.: Discentes que concluíram cursos de graduação ou já realizaram uma pós-graduação na EST precisarão entregar apenas os itens 3 e 5 atualizados.

 

Forma de entrega: exclusivamente ao e-mail latosensu@est.edu.br.


Prazo máximo para envio de documentação:
 01/03/2021 

Cursos

  • Especialização em Mindfulness e Espiritualidade como estratégia no enfrentamento de crises

    Curso presencial
  • Curso Ministério Eclesiástico 10 (MEI X)

    Curso presencial
  • Curso de Especialização em Assessoria Bíblica na Perspectiva da Leitura Popular da Bíblia

    Curso presencial
  • Especialização em Antigo Testamento

    Curso a distância
  • Especialização em Novo Testamento

    Curso a distância
  • Curso Ministério Eclesiástico 9 (MEI IX)

    Curso presencial
  • Gestão de OSCs e Mobilização de Recursos

    Curso a distância
  • Especialização em Cultura Pop

    Curso a distância
  • Especialização em Histórias em Quadrinhos

    Curso a distância
  • Especialização em Docência no Ensino Superior e na Educação Profissional

    Curso a distância
  • Especialização em Ensino Religioso

    Curso a distância
  • Especialização em Bíblia

    Curso a distância
  • Especialização em Aconselhamento Pastoral

    Curso a distância
  • Curso Ministério Eclesiástico 8 (MEI VIII)

    Curso presencial
  • Especialização em Aconselhamento Pastoral Hospitalar

    Curso presencial
  • Especialização em Mobilização de Recursos e Sustentabilidade

    Curso a distância
  • Curso Ministério Eclesiástico 7 (MEI VII)

    Curso presencial
  • Teologia Sistemática

    Curso presencial
  • Aconselhamento Cristão

    Curso presencial
  • Hermenêutica e Teologia Bíblica

    Curso presencial
  • Curso Ministério Eclesiástico 6 (MEI VI)

    Curso presencial
  • Especialização em Aconselhamento Cristão

    Curso presencial
  • Curso Ministério Eclesiástico 5 (MEI V)

    Curso presencial
  • Pós-Graduação em Música

    Curso presencial
  • Especialização em Protocolos Clínicos - uma visão multidisciplinar

    Curso presencial
  • Curso Ministério Eclesiástico 4 (MEI 4)

    Curso presencial
  • Especialização Latu Sensu - Ensino Religioso

    Curso presencial
  • Aconselhamento e Psicologia Pastoral - Aracaju/SE

    Curso presencial
  • Educação, Diversidade e Culturas Indígenas (Segunda Edição)

    Curso presencial
  • Educação, Diversidade e Culturas Indígenas (Terceira Edição)

    Curso presencial
  • Assessoria Bíblica

    Curso presencial
  • Música, Educação e Cidadania

    Curso presencial
  • Curso para o exercício do ministério eclesiático na IECLB

    Curso presencial
  • Aconselhamento e Psicologia Pastoral - Brasília/DF

    Curso presencial
  • Educação Social - Alegrete

    Curso presencial
  • Aconselhamento e Psicologia Pastoral - São Leopoldo/RS

    Curso presencial
  • Aconselhamento Pastoral - Campo Grande (MS)

    Curso presencial

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Coordenação


Coordenação

Coordenador: Prof. Me. Verner Hoefelmann possui graduação em Teologia (1980) e Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1985). Atualmente é professor da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Tem experiência na área de Novo Testamento e Grego, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo Contemporâneo do Novo Testamento, Exegese do Novo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

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