Educação, Diversidade e Culturas Indígenas (Segunda Edição)


Educação, Diversidade e Culturas Indígenas (Segunda Edição)

Objetivos Específicos:

1. Proporcionar aprofundamento teórico e metodológico em diversidade para atuação no contexto multiétnico e pluricultural brasileiro.

2. Oportunizar atualização de conhecimentos sobre história e cultura indígena e sobre as dimensões étnico-culturais-religiosas do conhecimento.

3. Proporcionar formação de multiplicadores para o exercício de seu papel trasformador na sociedade e para construir práticas educativas na perspectiva da alteridade.


Por que fazer este curso?

A Constituição Federal de 1988 é como um divisor de águas. Pela primeira vez, o Brasil se reconhece como um país multiétnico e pluricultural. A sociedade brasileira abre-se para a reflexão inclusiva sobre suas origens históticas e formação social diversa. Esse processo precisa ser difundido no tecido social. Nessa difusão, escolas, universidades, igrejas, ONGs e movimentos sociais são atores preferenciais. Para isso, é necessaria formação e sensibilização, mudança de paradigmas e reorientação de olhares.
O curso também é oportuno para atender a Lei Federal n°.11.645 de março de 2008, que torna obrigatória a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial da rede de ensino (pública e privada). Este curso aprsenta conteúdos e metodologias que possibilitam importante contribuição neste processo.

Público-Alvo:

Professoras e professores da rede pública e privada, educadoras e educadores de ONGs e movimentos sociais, lideranças e interessados em geral.


Realização:

O curso é oferecido pela Faculdades EST através do Programa de Pós-Graduação (PPG), São Leopoldo, RS em parceria com o COMIN - Conselho de Missão entre Indígenas. O PPG da EST é reconhecido pelo parecer CNE nº 33/2008, Portaria MEC nº 524 de 29/04/2008 - DOU de 30/04/2008. O curso atende às exigências da Resolução CES/CNE n. 01/2007.

 Carga horária:

A carga horária do curso será de 400 horas (360 horas - disciplinas e 40 horas - monografia, equivalente ao trabalho de conclusão de curso).

Vagas:

Mínimo: 30
Máximo: 45

Documentação exigida:Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação Plena, fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação, fotocópia autenticada da Carteira de Identidade (RG), fotocópia autenticada do CPF, recibo da taxa de inscrição, comprovante de residência, autobiografia, Curriculum Vitae atualizado, duas fotos 3x4 e parecer descritivo com razões pela escolha do curso.

Investimento:

O investimento será de 20 parcelas mensais de R$ 200,00 (duzentos reais).


Estrutura e Metodologia do Curso

O curso é presencial e será oferecido em três etapas, com uma monografia de conclusão.
A metodologia do curso contemplará o diálogo com diferentes áreas do conhecimento, articulando teoria e prática. Intercalará exposições, seminários, oficinas, interlocução direta com indígenas e visitas em aldeias.

Componente curricular:

História dos povos indígenas no Brasil - 30hrs
História dos povos ameríndios - 30hrs
Expressões simbólico-culturais indígenas - 30hrs
Educação no contexto indígena - 30hrs
Tradições religiosas indígenas - 30hrs
Parentesco e relações de gênero no contexto indígena - 30hrs
Direitos, legislação e políticas públicas - 30hrs
Territorialidade, meio ambiente e sustentabilidade indígena - 30hrs
Fundamentos da antropologia - 30hrs
Fundamentos da ética - 30hrs
Pedagogias e alteridade na diversidade - 30hrs
Metodologia de pesquisa - 30hrs

Cursos

  • Curso Ministério Eclesiástico 7 (MEI VII)

    Início: Ago/2017
  • Teologia Sistemática

    Início: Nov/2017
  • Aconselhamento Cristão

    Início: Fev/2018
  • Hermenêutica e Teologia Bíblica

    Início: Out/2016
  • Curso Ministério Eclesiástico 6 (MEI VI)

    Início: Ago/2016
  • Especialização em Aconselhamento Cristão

    Início: Abril/2016
  • Curso Ministério Eclesiástico 5 (MEI V)

    Início: ago/2015
  • Pós-Graduação em Música

    Início: Jan/2015
  • Especialização em Protocolos Clínicos - uma visão multidisciplinar

    Início: Ago/2014
  • Curso Ministério Eclesiástico 4 (MEI 4)

    Início: Ago/2014
  • Especialização Latu Sensu - Ensino Religioso

    Início: jan/2014
  • Aconselhamento e Psicologia Pastoral - Aracaju/SE

    Início: Mai/2013
  • Educação, Diversidade e Culturas Indígenas (Segunda Edição)

    Início: jan/2012
  • Educação, Diversidade e Culturas Indígenas (Terceira Edição)

    Início: Jan/2013
  • Assessoria Bíblica

    Início: Outubro/2012
  • Música, Educação e Cidadania

    Início: Jan/2012
  • Curso para o exercício do ministério eclesiático na IECLB

    Início: Ago/2011
  • Aconselhamento e Psicologia Pastoral - Brasília/DF

    Início: Abr/2011
  • Educação Social - Alegrete

    Início: Abril/2011
  • Aconselhamento e Psicologia Pastoral - São Leopoldo/RS

    Início: Jul/2012
  • Aconselhamento Pastoral - Campo Grande (MS)

    Início: Mar/2011

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Coordenação


Coordenação

Coordenador: Prof. Me. Verner Hoefelmann possui graduação em Teologia (1980) e Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1985). Atualmente é professor da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Tem experiência na área de Novo Testamento e Grego, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo Contemporâneo do Novo Testamento, Exegese do Novo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

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