Visita da delegação do Conselho Diretor da Igreja Evangélica da Alemanha

Aconteceu nesta quarta-feira, 13, a visita da delegação do Conselho Diretor da Igreja Evangélica da Alemanha a Faculdades EST. O objetivo da visita é acompanhar o trabalho das igrejas parceiras da EKD (Igreja Evangélica da Alemanha, na sigla em alemão). A comissão foi recebida pelo reitor, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, pelo pró-reitor de gestão, Prof. Ms. Verner Hoefelmann, e pelo pró-reitor de pós-graduação, Prof. Dr. Rudolf von Sinner, no Instituto de Ética, onde conversaram sobre a situação atual da Faculdades EST. Em seguida, o Prof. Dr. Rudolf von Sinner ministrou uma palestra com o tema “Teologia Pública como teologia libertadora no Brasil democrático” seguida pelos comentários sobre “Política e Teologia na Alemanha”, com a Profª Drª Elisabeth Gräb-Schmidt.

A tarde, visitaram o campus, acompanharam uma palestra sobre o trabalho do COMIN, com a Drª Renate Gierus, e outra palestra sobre a importância das igrejas pentecostais e sua teologia, com o Prof. Dr. David Mesquiati de Oliveira e Pastor Ms. Christian Lo Iacono. Além disso, a comitiva visitou o Prédio F, onde está o Programa de Pós-Graduação (PPG-EST) que, recentemente, passou por reformas e adequações, principalmente com relação ao ambiente sustentável, através da substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED e uso de energia solar. Também devem acompanharam as obras de restauro do Prédio H, que ainda estão em andamento.

A Igreja Evangélica da Alemanha está dividida em 20 igrejas territoriais (luteranas, reformadas ou unidas em sua confissionalidade) que são autônomas, mas se coordenam mediante o Conselho (Diretor) da EKD. Atualmente, o presidente do Conselho é o bispo da Igreja Evangélica Luterana da Baviera, Prof. Dr. Heinrich Bedford-Strohm, que visitou a Faculdades EST com uma delegação da Baviera e palestrou sobre Teologia Pública em outubro de 2013.

O Conselho pleno é formado por 15 membros e responde ao Sínodo da EKD. A Igreja Evangélica da Alemanha conta com uma administração localizada em Hannover, no norte da Alemanha. As igrejas-membro somam mais de 23 milhões de membros em quase 15 mil comunidades, além de fortes e importantes obras missionárias e diaconais, entre outras.

A comitiva que visitou a EST foi composta pelos seguintes integrantes, entre eles, pessoas da alta administração:

- Bispo Jochen Bohl, vice-presidente do Conselho, bispo da Igreja Evangélica Luterana da Saxônia.

- Profª Drª Elisabeth Gräb-Schmidt, membro do Conselho, professora de Teologia Sistemática/Ética na Universidade de Tübingen.

- Pastor Uwe Michelsen, membro do Conselho, teólogo, jornalista e redator de TV aposentado.

- Secretário Geral Pastor Dr. Fidon Mwombeki, membro do Conselho, secretário geral da Missão Evangélica Unida de Wuppertal.

- Arquiteta Profª Gesine Weinmiller, membro do Conselho, arquiteta e professora de arquitetura na Universidade HafenCity de Hamburgo.

- Bispa Petra Bosse-Huber, diretora do departamento “Ecumenismo e trabalho no exterior”.

- Vice-presidente Dr. Thies Gundlach, diretor do departamento “Campos de ação eclesiástica e formação”, em especial é responsável pela área de “fé e diálogo”.

- Conselheira-mor Pastora Friederike Deeg, assessora teológica para América Central e do Sul.

O P. Christoph Anders, diretor da Obra Missionária da Alemanha (EMW, na sigla em alemão) estava escalado na comitiva, mas no final não pôde viajar junto. Anders estudou na EST como intercambista, muitos anos atrás. É co-promotor do evento sobre “Reforma – Educação – Transformação” que ocorrerá de 19 a 24 de novembro na Faculdade EST e em maio de 2016 em Halle/Alemanha. “O EMW é importante parceira da EST e patrocina o intercâmbio com Matanzas/Cuba, tendo dado apoio mui significativo para o Instituto de Ética e a reforma do prédio F, recentemente concluída”, indicou o Prof. Dr. Rudolf von Sinner. “A última visita de representantes da EKD aconteceu em 2008, liderada pelo então Bispo responsável pelo ecumenismo e o trabalho no exterior, Martin Schindehütte”, informou von Sinner.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini