Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

VI Congresso Latino-Americano de Musicoterapia


VI Congresso Latino-Americano de Musicoterapia

Entre os dias 18 e 23/07 a coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia Profa Maryléa Elizabeth Ramos Vargas, juntamente com as estudantes Graziela Pires, Maira Francini Fortes, Diana Dick, Cândida Maldaner, que participaram de monitorias, e ainda Maria Helenita Bernal, participaram do VI Congresso Latino-Americano de Musicoterapia (CLAM), em Florianópolis (SC). 

Durante o evento, foi realizada a reunião de Coordenadores de Cursos de Graduação em Musicoterapia do Brasil e também a reunião de dirigentes de cursos da América Latina, nos quais a Profa Maryléa esteve presente.

O Congresso, mais uma vez surpreendeu pela representatividade dos participantes, expoentes da Musicoterapia no Brasil e também na América do Sul, e inclusive alguns representantes de países da Europa.

Os debates, além de apresentarem inovações no campo da Musicoterapia, também tratam sobre áreas afins, como Neurociência, Música e Tecnologia.

Nas mesas redondas, foram debatidos temas como clínica musicoterapêutica, pesquisa, áreas social e comunitária e organização profissional. Segundo a organização do evento, o objetivo é promover o intercâmbio, a cooperação e a solidariedade entre os profissionais de musicoterapia latino-americanos.

 

A história do evento

Em 2001/2002, a Argentina recebeu o I Congresso Latino-americano e III Encontro Latino-americano de Musicoterapia, em Buenos Aires, na Facultad de Medicina de la Universidad de Buenos Aires. Em 2004, o Uruguai, que apesar de não ter nenhuma graduação em Musicoterapia, patrocinou o evento através da Asociación Uuguaya de Musicoterapia (ASUM), na sede da Universidad Católica do Uruguay Dámaso Larrañaga (UCUDAL). O III CLAM, em 2007, aconteceu no Chile, na Universidad de Chile, em Santiago. O tema foi Musicoterapia na América Latina: Identidade e Cultura. Já no ano de 2010, estudantes e profissionais de Musicoterapia da América Latina foram a Bogotá, na Colômbia, onde ocorreu o VI CLAM. Sediado pela Asociación Colombiana de Musicoterapia (ACOLMUT) na sede do Centro Empresarial Chapinero dela Cámara de Comercio de Bogotá. Sucre, capital histórica da Bolívia, foi a sede em 2013 do quinto evento promovido pela Musicoterapia Asociación Boliviana (MUSAB) na Faculdad de Medicina.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.