Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Turma de Hebraico II da EST participa do Shabat das Nações na SIBRA


Turma de Hebraico II da EST participa do Shabat das Nações na SIBRA

Na noite de sexta-feira, 6 de junho, a turma da disciplina de Hebraico II do curso de Teologia da Faculdades EST, junto com o casal de intercambistas da Noruega, mais duas pessoas candidatas ao mestrado vindo do norte do Brasil, acompanhados pela Profa. Marie Ann Wangen Krahn, fizeram a tradicional trajetória de São Leopoldo para Porto Alegre para participar do serviço de culto do Shabat da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA).

A participação no culto já faz parte do currículo regular da disciplina de hebraico há vários anos, dentro de uma fraterna parceria da Faculdades EST com a SIBRA, onde os estudantes da EST são sempre calorosamente acolhidos pelo rabino Guershon Kwasniewski e toda a comunidade.
 
A turma foi surpreendida com um culto especial, pois foi celebrado o Shabat das Nações. O culto do Shabat é o culto onde se dá entrada para o dia do Shabat – dia do descanso -, sagrado para o judaísmo. Nesta sexta-feira foi o Shabat das Nações, pois a SIBRA foi nomeada a sinagoga oficial da Copa. Nesse espírito a SIBRA deu início a sua programação dentro da Copa com este culto no qual participaram autoridades de vários países, entre os quais estavam os cônsules de Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Uruguai.  

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também estava presente. O Grupo de Diálogo Inter-religioso participou do culto com seus representantes das religiões: muçulmana - representante do centro cultural islâmico, Ahmad Ali, judaica – rabino Guershon Kwasniewski, anglicana, espírita, Bahai e luterana – o pastor Carlos Frederico Dreher. Fazem parte ainda desse grupo representantes do budismo, do catolicismo e das religiões afro que não puderam estar presentes. No momento da oração pela paz cada integrante presente desse grupo proferiu uma pequena oração.

A mensagem que perpassou o culto foi a de que a paz se faz com o respeito e fraterna convivência com o diferente. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, falou no seu discurso que a Copa não é somente futebol, mas que “devemos aproveitá-la para mostrar que esta é uma cidade inclusiva, para que isso possa permear nosso cotidiano”.

No momento do Kidush em que a taça com vinho – que representa o fruto da videira que dá vida e o sangue do cordeiro passado nas portas dos israelitas para protegê-los do anjo da morte na noite de sua saída de Egito, portanto também sinal de vida – é abençoado, todas estas pessoas foram convidadas para vir à frente participar do ato. Além dessas, pessoas de outros países como Estados Unidos, Egito, Israel e Noruega, representada pela intercambista da Faculdades EST, Kristin Skjotskift, e outras entidades, como a Faculdades EST representada pela professora Marie Krahn, foram convidadas a participar e depois todos receberam a bênção aarônica recitada pelo Rabino  Guershon em hebraico e pelo pastor Carlos Frederico Dreher em português.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.