Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Trabalho sobre Tanatologia é apresentado na Espanha


Trabalho sobre Tanatologia é apresentado na Espanha

A doutoranda em Teologia e Bíblia Sonia Sirtoli Färber realiza pesquisa sobre Tánatos e Necrosis: mortes simbólicas e ritos de passagem na literatura neotestamentária e deve concluir o Doutorado no primeiro semestre deste ano, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Schmitt. Durante 2014, Sonia esteve em Madri, na Espanha, onde participou do XVI World Congress of the Psychiatry, que abordou o tema “Focusing on Access, Quality and Humane Care”. “O objetivo do Congresso é apresentar as mais recentes pesquisas sobre atendimento e cuidado humano e cuidados humanizados, especialmente aqueles administrados a pacientes psiquiátricos e/ou com doenças mentais (da depressão à esquizofrenia, da bipolaridade ao mal de Parkinson, do mal de Alzheimer ao suicídio)”, esclareceu Sonia.

A doutoranda apresentou a pesquisa Tanatologia clínica e cuidados paliativos: cuidando do paciente e do cuidador. “Pacientes terminais e cuidadores são beneficiados com medidas e práticas de fomento e manutenção do equilíbrio mental e psicológico, especialmente, aquelas radicadas na espiritualidade. Teologia, Tanatologia e Psiquiatria, com seus estatutos e especificidades de pesquisa e atuação, quando são associadas, oferecem valioso contributo no cuidado humano e na humanização do cuidado”, salienta a doutoranda.

O objetivo do trabalho de Sonia foi investigar a relação entre cuidados paliativos, ação tanatológica e espiritualidade, aplicados a pacientes em estado terminal e a atenção ao cuidador enlutado. “A premissa é da necessidade de competências específicas para promover o bem-estar do paciente e favorecer a resolução do luto no cuidador”, salientou.

Entre os resultados, Sonia destaca medidas educativas e práticas de cuidado, destacando a promoção de atividades e ações que proporcionem prazer e conforto para o paciente. “São expedientes úteis para o enfrentamento da terminalidade e da administração de cuidados paliativos”, diz.

Segundo Sonia Färber, ela foi a única Tanatóloga/Teóloga presente no evento, pelo menos entre os apresentadores de trabalho. “Minha pesquisa foi muito bem aceita entre os pesquisadores e, além do network, recebi vários convites de parcerias e conferências para o futuro. Agora meu foco é a conclusão da tese e do curso de Doutorado, mas para o futuro, a médio prazo, há possibilidades interessantes para a minha pesquisa”, destacou.

Nos dias que esteve em Madri, Sonia ficou hospedada em uma casa religiosa que cuida de mulheres portadoras de doenças mentais. “Fiz experiência de inserção nesta realidade e tive a oportunidade de proferir conferência para os cuidadores”, relata. “Foi uma experiência ímpar! Tive o privilégio de transitar por todos os setores da pesquisa, de ponta a ponta: a biblioteca, o gabinete, o congresso, alcançando os sujeitos da pesquisa: os pacientes e os cuidadores. Esta experiência proporcionou a visibilidade do alcance da pesquisa que desenvolvo e o feedback necessário para alimentar a paixão pelo estudo”, disse ela.

Sonia recebeu da comissão do congresso de psiquiatria de 2015, que acontecerá em Viena, na Áustria, quatro cartas de aceite. “Fiquei muito feliz, enviei cinco abstracts em outubro, apresentação de pôster e eles aceitaram 4!”, disse Sonia, que agora pretende focar na finalização da tese.

Em Viena, ela deve apresentar os seguintes trabalhos de pesquisa:

“Living with death: the need for rapprochement between thanatology and the sciences of physical and mental health” (Convivendo com a morte: necessidade de aproximação entre Tanatologia e as ciências da saúde física e mental); “Psyche and the sleep of thanatos in The vengeance of Venus, opening the box of dreams of the underworld, sinks into sleep”(Psique e o sono de Tanatos: hermenêutica tanato-semiótica da obra The vengeance of Venus, opening the box of dreams of the underworld, sinks into sleep).

E “Fairy tales and wonderful stories as a pedagogical proposal for the elaboration of losses” (Contos de fada e histórias maravilhosas como paradigma de resiliência) e “Resilience: ability to be sane in an insane environment” (Resiliência: a capacidade de ser são em ambiente insano) em coautoria com a psicóloga Monique Färber, do CPA- Centro de Psicologia Aplicada UNIPAR Unidade Cascavel, UNIPAR, Universidade Paranaense, Cascavel, Paraná.

***

O XVI Congresso teve a presença de pesquisadores de todos os continentes, somando mais de 3300 comunicações (entre apresentações orais e pôsteres) e mais de 550 oficinas e simpósios que abrangeram cerca de 75 temas, conforme indica o site do evento.  

http://es.wpamadrid2014.com/congress-information/wpa-en-numeros/

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Tenha uma experiência na graduação

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do professor Alceu Ferraro

  • Cultura Pop e Arte Sequencial movimentam o campus da Faculdades EST

  • Faculdades EST receberá a arcebispa da Igreja Sueca

  • Bolsas de estudo para a comunidade

  • 60 anos da inauguração do prédio S

  • Coral Vozes do Morro participa de culto festivo pelos 83 anos da igreja de Py Crespo

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.