Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Teologia e Ecologia


Teologia e Ecologia

A tarde de sexta-feira, 16, mobilizou alunos e alunas do Mestrado Profissional, que, após as aulas no período da manhã, durante a tarde ocuparam o auditório do Prédio H, especialmente decorado para acolher palestrantes e a comunidade acadêmica para o IV Simpósio do Mestrado Profissional em Teologia, com o tema “Teologia e ecologia: os desafios da ambientalização nos estudos acadêmicos e na sociedade”.

O Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, reitor da Faculdades EST, fez a abertura do evento. Em nome da Faculdades EST e da equipe diretiva ele acolheu os/as participantes. “Temos um assunto interessante para debater nesta conferência de abertura e amanhã, com as conferências dos/as discentes também será um dia muito interessante”, disse ele. O reitor destacou o fato de que são as perguntas que mobilizam o conhecimento, a pesquisa, a educação. “Precisamos pensar em termo de pesquisa e debate numa inovação transformadora, na perspectiva inovadora e profética e, principalmente, interdisciplinar”, salientou Prof. Wilhelm. Segundo ele a pesquisa em excelência aponta para possibilidades transformadoras. Em seguida, o Presidente do Conselho de Administração, Hilmar Kannenberg, deixou seu desejo de que o evento fosse lugar de frases instigadoras  e desafiadoras sobre essa perspectiva da inovação. Após, a Profa. Ma. Gisela Streck, coordenadora do Mestrado Porfissional, fez a saudação e agradeceu a presença de todos e todas. Gisela relembrou a trajetória do Mestrado Profissional da Faculdades EST, e a importância do Simpósio, que surgiu a partir de um pedido dos alunos, que desejam um espaço para divulgar suas pesquisas e seus trabalhos. Sendo assim, em 2009, aconteceu o primeiro evento. “É um momento em que os alunos do MP podem conviver, dialogar, ouvir”, esclareceu Profa. Gisela. A coordenadora do MP finalizou sua fala com uma bonita mensagem aos participantes:

“Nós pedimos a Deus que ele continue a olhar para nós e para nosso planeta, e para tudo que nele existe, com olhos apaixonados, pois somos sua criação. Nascemos de sua mão bondosa e aqui fomos colocados por ele. Que ele continue a olhar para nosso mundo e para todos os seres que aqui estão, com um olhar misericordioso. Que ele não nos trate de acordo com os nossos maus tratos. Nós pedimos perdão pelas nossas faltas: pela falta de cuidado, de justiça, de amor para com tudo que foi criado e colocado ao nosso dispor para nossa sobrevivência. Nós estamos em falta com Deus e pedimos, ainda assim, que ele nos abençoe e nos guarde, que ele cuide de nós e da sua criação.”

Após, teve início a conferência de abertura “Teologia e Ecologia: os desafios da ambientalização nos estudos acadêmicos e na sociedade”, proferida pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Genz. Carlos relatou um pouco do seu percurso acadêmico e apresentou algumas metodologias de trabalho. “Estamos trabalhando no grupo de pesquisa com o conceito de epistemologias ecológicas”, disse ele. Para o palestrante, é importante salientar as diferenças de perspectivas no que diz respeito ao meio ambiente. “O que eu considero importante, talvez não seja importante para os outros”, disse.

“Acho legal esse espaço de diálogo com a Teologia. É importante discutir com outras áreas e fazer com que elas coloquem em suas agendas a questão ambiental”, ressaltou o Prof. Dr. Carlos Alberto Genz.

“Acho legal esse espaço de diálogo com a Teologia. É importante discutir com outras áreas e fazer com que elas coloquem em suas agendas a questão ambiental”, ressaltou o Prof. Dr. Carlos Alberto Genz.

“A fala foi muito oportuna, considerando a temática da atualidade. Acredito que estamos saindo daqui com muitos desafios, muitas inquietações”, disse o mestrando Joab M. dos Santos. “É importante essa temática para que a gente possa refletir no cuidado com a criação de Deus”, disse o mestrando Warton Hertz de Oliveira. “Foi uma fala bonita, muito profunda e que vai contribuir com os nossos trabalhos. Ecologia é um assunto que tem a ver com todo mundo, é a situação do planeta”, disse a mestranda Maria Érica dos Santos Cordeiro. 

À noite, aconteceu o jantar de confraternização no Espaço Gourmet Buddy’s.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.