Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Teologia de Lutero


Teologia de Lutero

Continua nesta terça-feira, 13, o III Congresso Internacional da Faculdades EST, evento bianual que sempre reúne centenas de pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais de renome.


Este ano, motivados pela comemoração de 500 Anos da Reforma Luterana, o tema do evento é “Reforma: tradição e transformação”.


 


Palestra Principal


Na manhã desta terça-feira, 13, das 10h30 às 12h30, no Auditório do Colégio Sinodal,  acontece a palestra principal do dia com o Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, reitor da Faculdades EST. Com o tema “Reforma e Melhoramento, Tradição e Transformação; Os estamentos na Teologia de Lutero a serviço da criação”, ele analisa o tema a partir da confissão de fé cristã; uma confissão de fé comprometida não é mera recitação, mas transformadora.


A partir da teologia luterana, se pode afirmar que a verdadeira confissão de fé tem caráter metabólico, isto é, transformador. E transformação implica não somente em mudança, mas melhoramento. A partir desta fundamentação na teologia de Lutero, Wachholz analisa os três estamentos que Lutero assumiu da cultura medieval e propõe como instrumentos de Deus para transformação e melhoramento no e do mundo. “Tratam-se da Igreja, economia e política. Deus se vale destes estamentos, segundo Lutero, para preservar e garantir da vida do ser humano e de toda a sua criação. Numa cultura de alta competição e depredação ecológica, a teologia de Lutero encontra atualidade imperativa em favor de transformação e melhoramento da humanidade”, diz ele.


 


Biografia


Wilhelm Wachholz possui graduação (1991) e doutorado (2000) em Teologia pela Escola Superior de Teologia em São Leopoldo/RS. Ministro ordenado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, desde 2002 é professor na Faculdades EST, e, desde 2015, também reitor. Suas áreas de pesquisa e ensino são em História do Cristianismo (especialmente Reforma do século XVI e igreja na América Latina), História Medieval e Moderna (ênfase especial na história da imigração alemã no Brasil) e Historiografia pela perspectiva da História Cultural. Foi presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) na gestão 2013/2015.


Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.