Teologia Contextual e Diálogo Inter-Religioso

O Centro Teologia Intercultural e Diálogo das Religiões, da Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Salzburg, na Áustria, divulgou a outorga da terceira edição do prêmio "Dom Erwin Kräutler para Teologia Contextual e Diálogo Inter-Religioso". A egressa da Faculdades EST, Eneida Jacobsen, que defendeu sua tese sobre Teologia e teoria política: aproximações críticas entre correntes da teologia contemporânea e o pensamento político de Jürgen Habermas em março deste ano, avaliada pela banca com nota máxima, foi agraciada com o prêmio em reconhecimento pela importância de sua tese. No trabalho, Dra. Eneida compara a teoria política do filósofo alemão Jürgen Habermas com o pensamento teológico contemporâneo na América Latina, especialmente a Teologia da Libertação e a Teologia Pública. Ela defende uma teologia ancorada no mundo da vida e capaz de comunicar-se na esfera pública.

O prêmio leva o nome do bispo Dom Erwin Kräutler, austríaco de origem e estudante de teologia e filosofia na Universidade de Salzburg. O bispo católico emérito da prelazia do Xingú, com sede em Altamira/PA, e incasável lutador pelos direitos dos povos indígenas e dos pobres, bem como defensor da floresta amazônica.

"Esta outorga de prêmio é uma grande honra para a Eneida, em reconhecimento de sua engajada e competente elaboração de uma teologia relevante para o contexto brasileiro e latino-americano, muito sofisticada do ponto de vista teórico. Ela se deparou com a obra de um dos mais conceituados e exigentes filósofos da atualidade, além de fazer uma leitura muito interessante de recentes produções teológicas do continente, não por último por pesquisadores e pesquisadoras da Faculdades EST", diz o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, orientador da Eneida em seus trabalhos acadêmicos na instituição.

Eneida nasceu em Colatina, no Espírito Santo, e estudou teologia na Faculdades EST, com um ano de intercâmbio na Universidade de Göttingen, na Alemanha. Depois seguiu para o Mestrado e Doutorado, ambos na Faculdades EST. Em 2013 cursou dez meses de doutorado-sanduíche pela CAPES no Seminário Teológico de Princeton, nos Estados Unidos da América, sob orientação do Prof. Dr. Mark Taylor.

Atualmente, desenvolve uma segunda tese de doutorado, em filosofia, na Universidade Villanova em Philadelphia, na Pensilvânia. Suas áreas de pesquisa são filosofia e teologia da libertação, teoria crítica, filosofia social e política. É autora de vários artigos e capítulos e co-editora de dois livros da série "Teologia pública", publicada pela EST em convênio com a Editora Sinodal. É também palestrante na América Latina, nos Estados Unidos, na África e na Europa.

A cerimônia solene da entrega do prêmio acontecerá em Salzburg, no dia 6 de outubro de 2015.

Reportagem: Mariana Bastian Tramontini

• Faculdades EST participa da Feira de Profissões do Colégio Sinodal

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas