Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Tempos do espírito


Tempos do espírito

Acontece entre os dias 12 e 14 de julho, o 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) com o tema Tempos do Espírito: Inspiração e discernimento. O prof. Dr. Roberto Ervino Zwetsch, a Profa Ma Selenir Gonçalves Kronbauer, o Prof. Dr. André Musskopf, o pós-doutorando Helio Teixeira e os discentes João Henrique Stumpf e Pablo Fernando Dumer apresentaram trabalhos e representaram a Faculdades EST, no evento que acontece no campus Coração Eucarístico, da PUC-MG.

 

A SOTER é a principal associação da área de Ciências da Religião e Teologia do Brasil, sendo extremamente ativa no país, participou nos debates do Projeto de Lei sobre a regulamentação da Profissão de Teólogo/a, nas discussões sobre a Matriz Curricular do bacharelado em Teologia, nas discussões sobre o Ensino Religioso.

 

O pastor e professor de Faculdades EST Roberto Zwetsch visitou a Comunidade Evangélica Luterana de Belo Horizonte, participando do culto do domingo, 10, a convite do Pastor local Nilton Giese. Desafiado pelo colega Giese, Roberto assumiu a pregação no culto dominical, que se baseou nos textos previstos de Deuteronômio 30,9-14 e Lucas 10.25-37. Em sua homilia, o Pastor Roberto destacou que a relação com Deus jamais poderá ser imposta por qualquer autoridade ou constrangimento externo, por mais piedoso que seja. É algo que vem do coração, da alma, e é fruto da ação do Espírito de Deus. Por outro lado, o amor a Deus, como corretamente expôs o intérprete da lei na conversa com Jesus, uma espécie de teólogo da época, jamais se realiza apenas como sentimento religioso para com Deus ou ideias corretas. A compaixão se realiza na ação livre e gratuita para com a pessoa ferida, vulnerável, machucada, excluída, sem valor na sociedade. “É junto a essas pessoas que nos tornamos próximos do outro, o que nos termos bíblicos significa, próximos de Deus, que surpreendentemente não está nos céus, mas bem ali, perto de nós, meio escondido até na pele e no coração de pessoas que clamam por dignidade e vida”, destacou prof. Roberto.

 

Na segunda-feira, 11, o Pastor Nilton conduziu o Pastor Roberto por Belo Horizonte e arredores para conhecer alguns projetos sociais da pequena comunidade de BH. Estiveram primeiro no Centro de Integração Martinho (CIM), localizado no Aglomerado da Serra, um conjunto de sete favelas na periferia de BH, que reúne crianças e adolescentes no turno inverso da escola. Depois rumaram a Ribeirão das Neves, para visitar a creche Centro Cantinho Amigo, que cuida de crianças de dois a seis anos. Por fim no Lar de Idosos Luisa Griese, num município vizinho de Belo Horizonte, no caminho do Aeroporto de Confins. Todos estes trabalhos sociais estão reunidos na Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML), com a qual o Dr. Valério Schaper já trabalhou quando pastor em Belo Horizonte, e que existe há mais de duas décadas. É uma iniciativa que luta dia a dia para reunir os recursos necessários à manutenção dos trabalhos, e consegue! O que chamou a atenção do professor Roberto é o entusiasmo e a dedicação das pessoas responsáveis, educadoras, educadores e a alegria da meninada. “Um verdadeiro exemplo de como se pode fazer muito com o pouco que se tem, uma vez confiados na graça libertadora e transformadora do Deus da Vida, que se concretiza na ação solidária e amorosa”, disse ele.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.