Tema da inclusão pauta encontro de professores da Rede Sinodal

A história da única mulher a receber de Jesus o título de Filha de Abraão foi tomada como inspiração para que os mais de 60 professores da Rede Sinodal de Educação reunidos na Faculdades EST, nos dias 24 e 25 de maio, possam se atualizar e trocar experiências em torno do tema da inclusão.

“Essa mulher, anônima e com deficiência, era demonizada à sua época, mas com coragem ela atravessou a sinagoga e foi curada por Jesus, recebendo deste o direito a terra, a bênçãos e à descendência”, disse a pastora Iára Müller durante a meditação de abertura do encontro.

Ao fazer uma aposta na inclusão transformadora, o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, identificou o compromisso da Rede Sinodal em articular um círculo virtuoso capaz de questionar os mecanismos de exclusão. “Precisamos questionar o sistema de exclusão para que a gente possa, dentro das nossas possibilidades, tornar esse encontro um efetivo sinal de acolhida às pessoas com deficiência no âmbito das nossas escolas”.

Diretor Executivo da Rede Sinodal, Waldir Werner Scheuermann destacou que o tema da inclusão foi pautado de forma mais acentuada pela instituição nos últimos 6 ou 7 anos. “Nossas escolas eram pouco procuradas para atender pessoas com deficiência, realidade que se alterou nos últimos anos e que nos desafiou a refletir sobre o tema com sabedoria, buscando sempre fazer o melhor”.

Em representação à IECLB, a Diácona Carla Jandrey reforçou a necessidade do trabalho conjunto entre o Programa de Diaconia e Inclusão da Igreja, existente há 21 anos, e as coordenadorias pedagógicas das escolas que conformam a Rede Sinodal. “Queremos ser parceiros de vocês nesta caminhada, trocando ideias e discutindo experiências de inclusão”.

A primeira palestra do encontro, ministrada pelas professoras Mara Sartoretto e Rita Bergesch, abordou o tema Inclusão: da concepção à ação.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja