Sustentabilidade extrapola dimensões financeiras e ambientais

Preocupadas em oferecer respostas duradouras aos anseios e aos direitos da sociedade, as instituições estão recrutando profissionais que, para além de habilidades técnicas, estejam dispostos a contribuir de forma estratégica para a sua sustentabilidade.

Para o consultor social Domingos Armani, palestrante da aula inaugural da Faculdades EST, ocorrida na noite desta segunda-feira, 29, sustentabilidade corresponde à capacidade de uma organização para manter o valor social do seu trabalho ao longo do tempo.

“Ser sustentável não significa existir por muito tempo ou ter muito dinheiro para investir, pois o que vale é a contribuição que oferecemos para a resolução dos problemas sociais e o reconhecimento público do trabalho que desenvolvemos”, ensinou Armani aos estudantes dos cursos de graduação e técnicos da EST que lotaram as dependências do auditório do Colégio Sinodal.

A exposição, intitulada E agora, o futuro!, chamou a atenção para o fato de que toda a organização é composta por elementos e dinâmicas formais – organogramas, estatutos, hierarquias – e, ao mesmo tempo, por elementos e dinâmicas informais – identidades, valores, crenças, empatias. “Seu desenvolvimento deve atentar e dar conta de ambas as dimensões, buscando a máxima sinergia entre elas, como condição para promover e consolidar políticas e estratégias”, frisou Armani.

Mestre em Ciência Política, o palestrante listou as dimensões sócio-política; técnica; e financeira como pressupostos centrais para a sustentabilidade organizacional. Em sintonia às questões financeiras e ambientais, comumente atribuídas ao termo “sustentabilidade”, a manutenção de uma organização ao longo do tempo exige clareza de propósitos e qualidade na prestação de serviços, esclareceu.

Como ensinamento aos estudantes recém chegados à EST, o professor os encorajou a “desenhar o futuro no presente”,  jamais abrindo mão daquilo que consideram imprescindível.

A vinda de Domingos Armani a São Leopoldo contemplou uma das atividades planejadas por um grupo de trabalho instituído pela Federação Luterana Mundial (FLM) que tem como meta arquitetar a criação de um Instituto de Sustentabilidade sediado na EST.

O termo “sustentável” foi cunhado pela primeira vez na década de 70 do século passado durante conferência da ONU e advém de discussões a respeito da problemática ambiental.

Além da aula inaugural, ao longo da segunda-feira, 29, o consultor esteve reunido com o corpo docente e com representantes da equipe diretiva da EST.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs