Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

SOTER elege nova diretoria


SOTER elege nova diretoria

No encerramento do 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), em Belo Horizonte (MG), foi eleita durante assembleia da  Sociedade a nova diretoria para o mandato 2016/2019. Dr. Cesar A. Kuzma assumiu como Presidente; Dra. Maria Clara L. Bingemer é a Vice-Presidente; Dr. Paulo Fernando C. de Andrade ficou como 1º Secretário; Dra. Solange Maria do Carmo como 2ª Secretária; e Dr. Alex Villas Boas é o novo Tesoureiro.


Docentes e pós-graduandos do PPG da Faculdades EST participaram ativamente do evento coordenando Grupo de Pesquisa e Fórum Temático, nos quais foram apresentadas comunicações que resumem aspectos da pesquisa que se realiza no âmbito do PPG. Estiveram presentes em BH a Profª Selenir G. Kronbauer, o Prof. André Musskopf, o Prof. Roberto Zwetsch, pós-graduandos Eduardo Santos, Zaraí Gonzalía, Pablo Dumer, João Henrique Stumpf, e o pesquisador Hélio Teixeira, que realiza estudos de pós-doutorado.


Na noite de encerramento, foi conferencista o antropólogo Carlos Rodrigues Brandão, professor emérito da UNICAMP, especialista em pesquisas com a religiosidade popular e no campo da educação popular, em que atua desde os anos de 1960. “Brandão fez uma narrativa muito viva de suas descobertas da fé popular, exemplificando com os cantos e orações da Festa do Divino, dedicada a celebrar a ação do Espírito Santo no mundo, que se apresenta como consolador e impulsionador das resistências e luta dos mais pobres. Não por acaso a bandeira do Divino é vermelha, salientou o antropólogo”, como contou o Prof. Roberto Zwetsch.  “Brandão concluiu sua fala com a leitura de um Credo que elaborou a partir dessas experiências de escuta e acompanhamento das devoções populares em muitos sertões do Brasil, o país esquecido pelas elites dominantes. Nesse texto Brandão expressa a maneira como ele percebe a ação sempre instigadora, desassombrada, surpreendente do Espírito da Vida que move as pessoas para as ações mais generosas e libertadoras, para além das injustiças e violência reinante”, destacou Prof. Roberto.


Atenta à crise política pela qual passa o país, a SOTER lançou Nota Pública em que critica veementemente a condução política que se implantou no país com a nova classe dirigente, que chamou de “corrupta e hipócrita, em sua maioria”, e chama a população, unida aos movimentos sociais, populares e entidades democráticas, para fazer avançar a luta “pelo restabelecimento da ordem democrática e pela busca de uma sociedade construída sobre os pilares da justiça, da ética e da cidadania plena de todas as pessoas”.


Colaboração Prof. Roberto Zwetsch, de Belo Horizonte.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Tenha uma experiência na graduação

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do professor Alceu Ferraro

  • Cultura Pop e Arte Sequencial movimentam o campus da Faculdades EST

  • Faculdades EST receberá a arcebispa da Igreja Sueca

  • Bolsas de estudo para a comunidade

  • 60 anos da inauguração do prédio S

  • Coral Vozes do Morro participa de culto festivo pelos 83 anos da igreja de Py Crespo

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.