Simpósio internacional reúne pesquisadores focados na relação teologia e HIV/AIDS na América Latina

Ao lado mestrandos vinculados a quatro centros de pesquisa teológicos, a Prof. Dra. Valburga Streck participará, nos dias 24 e 25 de abril, em San José, na Costa Rica, do Seminário Internacional Teologia e HIV/AIDS na América Latina.

Patrocinado pela Igreja Evangélica Luterana Unida na Argentina e Uruguai e pela Igreja da Suécia, o encontro de da Costa Rica será um espaço de comunicação e aprendizado que pretende desenvolver uma perspectiva libertadora capaz de superar visões conservadoras e a incompreensão do discurso religioso em relação ao HIV/AIDS.

Desenvolvido no marco do projeto de Estudo e Pesquisa em Teologia e HIV/AIDS na América Latina, o simpósio pretende gerar uma honesta diversidade no plano do pensamento teológico e religioso sobre o tema, capacitando líderes de igrejas a atuarem como agentes capazes de restaurar vínculos entre as pessoas que vivem com a doença e o seu entorno familiar e social.

Diretora de Estudos do Projeto, Valburga enfatiza que os casos de HIV têm crescido na América Latina, principalmente entre as mulheres que mantêm relações estáveis. “Essas mulheres, muitas delas abusadas na infância e juventude, apresentam dificuldades em negociar a prática do sexo seguro junto aos seus parceiros”.

Segundo Valburga, um dos desafios do projeto, iniciado em 2010, é capacitar pessoas para refletir a temática do HIV/AIDS a partir de uma perspectiva teológica, renovando assim o discurso vigente no contexto de igrejas patriarcais que reproduzem o modelo de sociedade vigente.

Com o intuito de tornar as igrejas espaços de acolhimento para as pessoas que vivem com HIV/AIDS, o projeto está sendo desenvolvido, concomitantemente, na Faculdades EST, de São Leopoldo, no Instituto Universitário ISEDET, de Buenos Aires, na Pontifícia Universidad Javeriana, de Bogotá, e na Universidad Bíblica Latinoameriacana, de San José.

Jornalista Responsável: Micael Vier Behs

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja