Setembro Amarelo: Faculdades EST e ESEP realizam ação no centro de São Leopoldo

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que somente no ano de 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os dados também chocam: os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Os números ficaram ainda piores com a chegada da Covid-19. Pensando nestas estatística alarmantes, a Faculdades EST e a Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP), através do Centro Beatitude, propõem uma ação comunitária para refletir sobre a saúde mental.

Na manhã do próximo sábado (24/09), alunos e alunas da EST e da ESEP estarão na Rua Independência, região central de São Leopoldo, oferecendo um “abraço às emoções” aos transeuntes. Na atividade, as pessoas que assim desejarem receberão um abraço de alguém que estará de olhos vendados, no intuito de levar conforto e acolhimento. Aliás, a hashtag da ação é #vocênãoestásozinho.

O objetivo é usar o movimento denominado Setembro Amarelo para alertar sobre transtornos como depressão e ansiedade. E toda a comunidade de São Leopoldo está convidada a apoiar o movimento, que é gratuito.

Antes de sábado, ainda na quarta-feira (21), a mesma atividade será realizada nas dependências do campus da Faculdades EST com estudantes. Toda a ação, tanto no campus quanto no Centro da cidade, será acompanhada por profissionais da saúde.

“Nossa intervenção no Setembro Amarelo serve como um sinal de alerta. As pessoas que estão passando por questões emocionais mostram pequenos sinais, o que acontece é que estamos tão envolvidas e tão envolvidos em nossas rotinas que não observamos esses sinais. Precisamos ficar atentos e atentas às pessoas que amamos”, explica o psicólogo e professor Clairton Puntel, um dos organizadores da ação. Puntel ressalta ainda que o Estado do Rio Grande do Sul é 2º no ranking dos suicídios no país.

Para mais informações sobre a intervenção, entre em contato pelo e-mail beatitude@est.edu.br e (51) 2111-1400.

Saiba mais
Desde o ano de 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o chamado Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2022, o Setembro Amarelo tem como lema “A vida é a melhor escolha!”. O Brasil teve um aumento de 8% dos casos de suicídio entre 2014 e 2019.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O telefone do CVV é o 188.

• Nova Economia e Governança Sustentável é tema de curso online gratuito; saiba como se inscrever

• SAIU O LISTÃO! Veja a relação de pessoas aprovadas no vestibular da EST

• Veja a lista das pessoas aprovadas para ingresso no Mestrado Profissional da Faculdades EST

• COMUNICADO INTERNO