Seminário dá início a parceria firmada entre EST e Prefeitura de Novo Hamburgo

A educação integral precisa estar alicerçada mais do que tudo no pressuposto fundante da convivência, enalteceu o pró-reitor de Gestão da Faculdades EST, Prof. Dr. Valério Schaper, na abertura do seminário “Educação Integral na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo”.

“A convivência possibilita uma educação que pode ser integral no sentido pleno, pois coopera para formação de pessoas íntegras”, disse Schaper.

O seminário, realizado na quarta-feira, 12, no Auditório Dr. Ernesto Schlieper, deu início à parceria firmada entre a Faculdades EST e a Prefeitura de Novo Hamburgo para a execução do Programa Mais Educação, instituído pelo MEC para ampliar a jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

O pró-reitor afirmou haver uma conexão direta entre os pressupostos do Programa e o projeto político pedagógico da EST que, desde a sua fundação em 1946, tem-se constituído enquanto centro de formação em regime integral.

Em sua fala de acolhida aos professores e diretores de escola, Schaper indicou a necessidade de se compreender a educação não como um negócio, mas como missão destinada a reduzir as desigualdades de toda a natureza. “As parcerias são sempre celebradas com alegria por nós, pois nos ajudam a alargar continuamente este horizonte”, frisou.

Com base no Programa Mais Educação, as escolas das redes públicas de ensino estaduais e municipais fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Estiveram presentes à solenidade o prefeito de Novo Hamburgo, Sr. Luiz Lauermann, e o Secretário de Educação do município, Sr. Adelmar Alberto Carabajal.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

• ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

• Formatura das Graduações 2019/01