Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Saúde e espiritualidade em debate


Saúde e espiritualidade em debate

Teve início nesta quinta-feira, 17, na Faculdades EST,  o  X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. O evento é uma parceria com a Santa Casa de Porto Alegre, que promoveu na quinta-feira, pela manhã, o II Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa.

O prefeito de São Leopoldo Moacir da Silva esteve presente e enfatizou a alegria em participar da abertura do X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. “Fico muito feliz que São Leopoldo, através da Faculdades EST, esteja recebendo um evento deste porte para falar de um tema tão importante que é a espiritualidade e a saúde”, disse ele. “A espiritualidade faz bem ao coração e, por isso, acho que é histórico o fato de conseguirmos desenvolver essa colaboratividade”, salientou Prof. Wachholz, ao ressaltar o aspecto interdisciplinar das atividades.

A coordenação geral dos eventos é do Dr. Fernando Lucchese e da Profa. Dra. Karin Kepler Wondracek, que enfatizam a necessidade de saber mais sobre esse tema tão fundamental na vida de todos: que é a arte de perdoar. “Os grupos de pesquisa da Santa Casa e da Faculdades EST trabalharam em conjunto para que as diferentes dimensões do perdão fossem tematizadas”, enfatizou Dr. Fernando Lucchese, ao salientar a convergência do trabalho entre a Santa Casa e a Faculdades EST. “Sabemos que é um tema complexo, reconhecemos seus usos e até possíveis abusos, mas acima de tudo descobrimos no perdão dimensões que trazem esperança e restauração a pessoas, famílias, comunidades e povos em conflito”, destacou Karin. A intenção dos organizadores foi formatar eventos que abarcassem tanto a perspectiva popular quanto a perspectiva acadêmica, propriamente dita.

Na manhã desta sexta-feira, 18, o auditório do Colégio Sinodal ficou lotado pelos participantes que foram prestigiar a palestra sobre Gênese do perdão, com o Rabino Guershon Kwasniewski (SIBRA); em seguida foi a vez da palestra sobre Perdão e saúde da alma, com Everett Worthington, da Universidade de Virgínia (EUA); e para encerrar a manhã de sexta-feira, a fala Influências do perdão sobre saúde e doença, com o Dr. Fernando Lucchese.

Durante a tarde, ocorreram oficinas e seminários sobre diferentes aspectos do perdão, desde o aspecto jurídico, com a advogada Ma. Regina Tramontini; o perdão na cultura afro, com a Profa. Ma. Selenir Kronbauer; o perdão e a mística cristã, com Everton Ricardo Bootz; o perdão como estratégia terapêutica, com Lia Dauber; perdão nas relações de gênero, com Daniéli Busanello Krob e Profa. Ma. Marcia Blasi, entre muitas outras dimensões.

Neste sábado, logo cedo, às 8h, acontecerá o momento de espiritualidade com Prof. Dr. Nilton Herbes e Jean Carlos de Andrade. Em seguida, no auditório do Colégio Sinodal, às 8h30, haverá a palestra ‘Assim como nós perdoamos’... o desafio do perdão cristão, com o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz. Às 9h30 será a vez da fala Dimensão pública do perdão: o lugar da comunidade, com Prof. Dr. Xabier Etxeberria Mauleon Mauleon, da Universidad Deusto (Espanha).

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.