Saiba como assinar online seus documentos acadêmicos

A partir do dia 1º de agosto, as instituições de ensino de todo o país não poderão mais emitir documentos físicos de vida acadêmica. Com isso, os/as estudantes precisarão assinar eletronicamente as demandas que surgirem após essa data, tais quais contratos de matrícula, por exemplo. A medida inclui a Faculdades EST e Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP), de São Leopoldo - RS.

Para facilitar esse processo, o governo federal disponibiliza uma plataforma online de assinatura eletrônica. Assim, é possível assinar um documento em meio digital a partir de uma conta criada no site gov.br.

É importante destacar que os/as estudantes podem ficar tranquilas e tranquilos: o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. Ou seja: é um processo seguro.

A seguir, veja o passo a passo de como proceder para assinar digitalmente um documento através da conta do governo federal.

1 - Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br. Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” .

2- Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha. Após o login, você será direcionada ou direcionado para a tela de "Assinatura de documento"

3 - Adicione o arquivo que será assinado Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .doc, .docx, .pdf, ou .odt.

4 - Escolha o local da sua assinatura no documento. Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.

5 - Valide sua assinatura - Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em "usar gov.br". Em seguida, insira o código enviado para o seu celular. Você verá uma mensagem de sucesso e será direcionado para a página de onde poderá baixar o documento assinado.

6 - Baixe o documento assinado. Clique em "Baixar arquivo assinado" para baixar o arquivo .pdf para seu computador, celular ou tablet.

7- Consultar assinatura do documento Acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”. Também é possível consultar as assinaturas do documento no "Painel de Assinaturas" do Acrobat Reader ou de outros leitores de pdf.

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

• Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas

• Centro Beatitude da Faculdades EST participa de retiro e congresso de jovens em Brasília

• Faculdades EST seleciona dois projetos de pesquisa para serem contemplados com bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS