Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Roberto Zwetsch lança seu terceiro livro de poemas


Roberto Zwetsch lança seu terceiro livro de poemas

O teólogo e pastor luterano, Roberto Zwetsch, lançou recentemente seu terceiro livro de poemas. “Flor de maio reúne poemas que vim escrevendo desde os anos 1980, quando ainda era missionário entre indígenas no Acre (povo Kulina-Madihá, alto Purus)”, disse o autor. Em 2004, Zwetsch resolveu reunir os textos e tentar editar. Passou por três editoras que fizeram boas avaliações de conteúdo, mas sem perspectiva de publicação. “Apenas em 2013 encontrei uma pequena editora de São Bernardo do Campo, a Nhanduti, especializada em publicar livros de história da América Latina e Teologia Latino-Americana, que se interessou em editar meu livro. Fizemos um bom contrato para ambos os lados e o livro saiu em agosto deste ano”, informou.

Nos poemas, Zwetsch expressa suas experiências de vida e de fé, em linguagem viva e cortante, como “um vaso de alabastro, em cujo bojo se oculta o Mistério. Este mantem-se à espreita de cada palavra e, sobretudo, de cada silêncio, verdadeiramente vivenciados pelas pessoas, tanto em lábios puros como em lábios impuros”, nas palavras de Armindo Trevisan, que escreveu o Posfácio do livro.

Zwetsch já participou de lançamentos em São Paulo, no Simpósio do CONIC sobre Ecumenismo e Missão; em São Leopoldo, no II Congresso Internacional da Faculdades EST; em Joinville, na Comunidade Luterana. Ainda este mês, o livro será lançado na Feira do Livro de Pelotas em data a ser definida. 

Abaixo, um trecho do posfácio escrito por Armindo Trevisan para o livro:

“A simplicidade de vida do poeta, sua corajosa opção pelos indígenas, obrigou-o, em várias ocasiões, a ser mais orante do que falante. Que elogio mais discreto se poderia fazer a esse poeta?

A poesia de Zwetsch é comparável a uma criada anônima e elegante da Teologia. Ela se apresenta portadora de um vaso de alabastro, em cujo bojo se oculta o Mistério. Este mantem-se à espreita de cada palavra e, sobretudo, de cada silêncio, verdadeiramente vivenciados pelas pessoas, tanto em lábios puros como em lábios impuros. (...) Se alguém desejar descobrir o ideal poético de Roberto Zwetsch, medite sobre os versos que ele se digna oferecer-nos (maçãs apanhadas num pomar nas quais ainda cintila o orvalho que as cobriu de madrugada):

Como alcançar o céu/ ignorando o cheiro da terra?

Se se cala a Voz do Vento/, o que se ouvirá na canção?”

Roberto Zwetsch é professor da Faculdades EST. Suas áreas de pesquisa, ensino e extensão são Missiologia Latino-americana, Evangelho e Cultura, Povos Indígenas e Missão, Teologia e Sociedade.

***

Cenários urbanos: realidade e esperança - Desafios às comunidades cristãs

Em agosto, Roberto Zwetsch lançou o livro Cenários urbanos: realidade e esperança - Desafios às comunidades cristãs, por ele organizado. “Neste livro, publicamos seis capítulos com textos que resultaram de um Curso de Especialização em Missão Urbana (2008-2010) sobre diversos temas relacionados à presença e atuação de comunidades luteranas em áreas urbanas”, disse ele. “Acrescentei um capítulo 7, sobre Teologia e cinema, com uma introdução sobre como perceber a teologia presente nos filmes aparentemente apenas seculares. E análise de três filmes - Festa de Babeth, Ensaio sobre a cegueira e Central do Brasil”, informou Zwetsch. O livro se destina a ministros/as, agentes de pastoral que atuam em comunidades urbanas e a pesquisadoras/es das questões da cidade contemporânea.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

  • Docentes da ESEP em formação continuada

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.