Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Revista Estudos Teológicos é avaliada com nível de excelência internacional


Revista Estudos Teológicos é avaliada com nível de excelência internacional

Vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, a revista Estudos Teológicos foi avaliada pelo sistema Qualis da CAPES com o conceito A2, o que a situa entre as publicações com nível de excelência internacional.

“Essa é a primeira vez que uma revista do PPG é avaliada com Qualis A, conceito condizente com a excelência de um programa cuja nota atribuída pela CAPES foi 6 numa escala que vai até 7”, ressaltou o  Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação em Teologia, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz.

Outras duas publicações do PPG/EST – Revista Identidade e Protestantismo em Revista – foram conceituadas pela CAPES, a ambas sendo atribuído o conceito Qualis B2.

A pontuação dessas três revistas, disse Wachholz, evidencia a qualidade da produção acadêmica discente e docente do PPG/EST na área teológica e afins. Do mesmo modo, pontuou, a excelente avaliação atribuída a Estudos Teológicos significa que cada artigo publicado na revista passará a somar pontuação maior para o programa de pós-graduação do seu respectivo autor na avaliação que a CAPES realiza ao longo de cada triênio.  

Desde 2011, as três revistas passaram a ser publicadas pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER é gratuito e permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações.   

Através de processo liderado pelo Prof. Dr. Iuri Reblin, a partir do ano passado as revista do PPG/EST também alcançaram um novo indexador, o Latindex. A meta é qualificar as revistas para a adesão de mais indexadores, pois estes constituem critério para a avaliação positiva da publicação junto à CAPES.

A qualificação positiva das revistas incentiva os pesquisadores do programa a fomentar o intercâmbio de artigos junto a pesquisadores estrangeiros e a fortalecer o diálogo com o saber teológico em nível internacional.

A avaliação da CAPES contempla as Qualis A1 e A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.