Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja


Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja

A edição 2022/2 da Revista Coisas do Gênero, comemora os 40 anos de ordenação de mulheres ao ministério na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). E para celebrar a liderança, ordenação e consagração de mulheres na igreja cristã em diversos contextos, será lançado um dossiê no segundo semestre deste ano que receberá trabalhos referentes a essa temática. O prazo para envio de artigos é até o dia 30 de setembro. Já o prazo limite para memórias e relatos de experiências termina em 31 de agosto.


O dossiê é organizado por: Dra. Marli Brun - Núcleo de Pesquisa de Gênero - Faculdades EST – Brasil; Dra. Marcia Blasi, do Núcleo de Pesquisa de Gênero - Faculdades EST - Brasil e Federação Luterana Mundial – Suíça; Ma. Ángela del Consuelo Trejo Haager do Seminario Luterano Augsburgo - México e Núcleo de Pesquisa de Gênero - Faculdades EST e Ma. Adriana Gastellu Camp - Igreja Sueca – Suécia.


As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail coisasdogenero@est.edu.br

SAIBA MAIS SOBRE O DOSSIÊ*

A edição intitulada Ordenação e liderança de mulheres na Igreja: celebrando 40 anos de ordenação de mulheres ao ministério na IECLB também busca refletir sobre os processos de exclusão de pessoas do ministério ordenado, fundados em valores patriarcais expressos através do sexismo, racismo, classismo, capacitismo e homofobia.


O dossiê acolhe a submissão de artigos, relatos de experiências, memórias e resenhas que abordem temáticas relacionadas à história, testemunho e experiências de mulheres no ministério ordenado: discipulado de iguais;  protagonismo das mulheres nos livros sagrados; transformação ministerial e institucional; participação plena de mulheres em todos os espaços de liderança eclesial; bem como relações de poder, desigualdade e violência de gênero; misoginia e perseguição político-religiosa; processos de “desordenação”; ritos religiosos que potencializam a liderança de mulheres; liderança em espaços não eclesiais;  processos de institucionalização, patriarcalização e exclusão no ministério eclesiástico.


Os textos devem observar as Diretrizes para submissão (clique aqui).

*Leer también en español 


SOBRE A REVISTA
Coisas do Gênero é um periódico eletrônico semestral do Núcleo de Pesquisa de Gênero e do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. A revista publica pesquisas científicas, relatos de experiências, resenhas e entrevistas inéditas escritas em português e espanhol e traduzidas de outros idiomas. Enfoca a produção em Estudos de Gênero, Feministas e de Diversidade Sexual nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais. Tem caráter interdisciplinar e inclui o entrecruzamento das questões de gênero e sexualidade com outros marcadores sociais como classe social, raça e etnia, geração, deficiência. Assume como foco principal a produção no âmbito da Teologia e das disciplinas que se ocupam com o estudo das religiões.


Podem submeter textos na Revista Coisas do Gênero discentes e docentes vinculados e vinculadas a núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação dentro do âmbito das áreas das ciências humanas e das ciências sociais e afins, desde que a temática esteja vinculada com Gênero, Feminismos e Diversidade Sexual.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Desigualdade no mercado de trabalho é tema de aula nos cursos de Ciências da Religião e Teologia

  • PPG em Teologia possui quatro áreas de concentração; saiba como se inscrever

  • Falta um mês para o V Congresso; ainda dá tempo de se inscrever como ouvinte

  • Seguem abertas as submissões para dossiê sobre História, Imprensa e Comunicação na Revista identidade!

  • Tear Online abre chamada para dossiê sobre desenvolvimento socioemocional; confira a ultima edição da revista

  • XXI Salão de Pesquisa da Faculdades EST acontece de 17 e 19 de outubro

  • Agende-se: dia 11 de outubro estreia o Recitais ao Entardecer da Esep

  • Webinar debate juventudes negras em São Leopoldo

  • Enade, Capes e Ministério da Educação: Faculdades EST se destaca em avaliações nacionais

  • Faculdades EST informa que não haverá expediente interno no dia 20 de setembro

  • Últimos dias para se inscrever no Mestrado Profissional da Faculdades EST

  • Setembro Amarelo: Faculdades EST e ESEP realizam ação no centro de São Leopoldo

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.