Reitoria da Faculdades EST debate o Ensino a Distância na Rádio ABC 103.3

Os desafios do Ensino Superior na atualidade e o crescimento e popularização da Educação a Distância estiveram na pauta do Programa Ponto e Contraponto na manhã desta terça-feira (21/06) da Rádio ABC 103.3 FM. O Reitor da Faculdades EST,  Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, o Pró-reitor de Ensino e Extensão, Prof. Me. Verner Hoefelmann e o Pró-reitor de Gestão, Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, estiveram nos estúdios da rádio, na sede do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo, compartilhando as suas experiências de trabalho em relação à vida acadêmica no mundo pós-pandemia. O grupo foi recebido pela jornalista Débora de Oliveira em um primeiro momento e após a entrevista, estiveram em reunião com a diretoria executiva da Casa.

"Tanto no presencial quanto a distância, o desafio pedagógico é manter o discente e a discente motivados", ressaltou o Reitor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz ao falar dos novos tempos em que a área da Educação vive. Ele apontou ainda que estamos reaprendendo a vivenciar a presencialidade após dois anos de ensino remoto. A importância da convivência também esteve no debate.

O Pró-reitor de gestão, Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, disse durante a entrevista que a tendência é apostar cada vez mais na Educação a Distância e que as faculdades e a universidades estão no caminho para se reinventar a fim de acompanhar esse fluxo. Já o Pró-reitor de Ensino e Extensão, Prof. Me. Verner Hoefelmann destacou de forma positiva o protagonismo das alunas e alunos que cursam a modalidade EAD, frisando que este formato de ensino exige disciplina e autonomia.

Participaram do programa ainda a Pró-Reitora de Ensino da Universidade Feevale, Profa. Dra. Angelita Renck Gerhardt e o estudante Leonardo Francisco Staudt, que cursa Fisioterapia na modalidade EAD na Uniasselvi.

Para assistir à entrevista completa, clique aqui.

Reunião com a Diretoria do Grupo Sinos e o apoio à Educação

Após a entrevista na Rádio ABC, os professores da Faculdades EST foram recebidos pelo presidente da diretoria executiva do Grupo Sinos, Fernando Alberto Gusmão. Na oportunidade, foram apresentadas as novas estratégias comunicacionais da EST, assim como foi destacada a importância tanto dos veículos de comunicação da região, quanto das instituições de ensino para as comunidades onde estão inseridos. Gusmão reiterou o desejo de fortalecimento e de apoio constante à área da Educação.

Para o Reitor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, a visita de hoje à sede do Grupo Sinos faz parte de um momento importante para a Instituição, pois sinaliza a busca pelo posicionamento e pela intensificação da presença regional da Faculdades EST, dialogando com a sociedade da região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, o reitor ressaltou que a visita visou conhecer estratégias de comunicação do Grupo Sinos e colocar em perspectivas ações conjuntas.

“Esta visita vem consolidar o planejamento de Marketing que traz a importância do relacionamento da EST com veículos de comunicação da região e do Estado e, em especial, com o Grupo Sinos que assim como a EST promove iniciativas para o desenvolvimento social da comunidade a qual estão inseridos”, aponta também Joelma Maino, assessora de Marketing da Instituição.

Nesta terça-feira, os professores também conheceram a Redação integrada do Jornal NH.

• Faculdades EST participa da Feira de Profissões do Colégio Sinodal

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para trabalhos sobre a liderança de mulheres na Igreja