Reitor e Pró-Reitor da EST participam de Congresso em Wittenberg

Entre os dias 7 e 11 de agosto, o Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz e o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Rudolf von Sinner, estiveram na Alemanha para participar do Congresso “Kulturelle Wirkungen der Reformation” (“Impactos Culturais da Reforma”). O encontro ocorreu em Wittenberg, conhecida como a cidade de Lutero, e foi sediado pela fundação LEUCOREA, que fica junto à Universidade Halle-Wittenberg e opera no prédio da antiga universidade de Wittenberg onde atuavam, entre outros, os reformadores Martim Lutero (1483-1546), Felipe Melanchthon (1497-1560) e Andreas Bodenstein von Karlstadt (1486-1541).

Von Sinner, além de participar das atividades do evento, também foi um dos conferencistas principais. Ele apresentou, no dia 9 de agosto, discurso sobre "Teologia da Reforma entre Migração e Missão no e do Brasil”, numa procura de traços de presença de protestantes e de teologia protestante num continente tradicionalmente considerado católico. Em sua fala, o professor explicou que os missionários católicos almejaram, inclusive, um continente livre de “luteranismo”, termo com o qual se designava toda a heresia à época. Inicialmente efêmera, a presença protestante ficou mais visível no século XIX e emplacou hoje com a presença maciça das igrejas pentecostais e neopentecostais. "Uma Teologia da Reforma hoje precisa questionar todas as igrejas do ponto de vista do Evangelho e dos desafios da contemporaneidade", ponderou von Sinner.

Wachholz apresentou palestra, na seção de “Reforma em Contextos Interculturais”, sobre os “Traços da Reforma e seu Impacto no Brasil”. Ele destacou, entre outros, o novo modelo de vida comunitária implantado pelas famílias imigrantes luteranas, com agricultura familiar e tendo como centro a escola-igreja, com ampla participação democrática e educação para todas e todos, bem antes de existir uma escola pública.

O congresso contou com participação de cerca de 150 pesquisadores e pesquisadoras de diferentes países, incluindo Alemanha, Escócia, Holanda, Índia e Inglaterra. Além de palestras e mesas-redondas, também houve apresentações musicais no decorrer do evento. Em Wittenberg, Wachholz e von Sinner assinaram um convênio de intercâmbio científico da Faculdades EST com a Universidade de Halle-Wittenberg, representada pelo seu reitor, Prof. Dr. Udo Sträter, e o coordenador local, Prof. Dr. Daniel Cyranka.

Os professores da EST tiveram, ainda, a oportunidade de visitar pontos turísticos alusivos à Reforma, como a porta da Igreja do Castelo (foto), onde está uma representação das 95 teses contra as indulgências afixadas, em 31 de outubro de 1517, por Martim Lutero.

• Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

• ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

• Formatura das Graduações 2019/01

• Visita à comunidade do Wallachai