Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Reitor e Pró-Reitor da EST participam de Congresso em Wittenberg


Reitor e Pró-Reitor da EST participam de Congresso em Wittenberg

Entre os dias 7 e 11 de agosto, o Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz e o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Rudolf von Sinner, estiveram na Alemanha para participar do Congresso “Kulturelle Wirkungen der Reformation” (“Impactos Culturais da Reforma”). O encontro ocorreu em Wittenberg, conhecida como a cidade de Lutero, e foi sediado pela fundação LEUCOREA, que fica junto à Universidade Halle-Wittenberg e opera no prédio da antiga universidade de Wittenberg onde atuavam, entre outros, os reformadores Martim Lutero (1483-1546), Felipe Melanchthon (1497-1560) e Andreas Bodenstein von Karlstadt (1486-1541).

Von Sinner, além de participar das atividades do evento, também foi um dos conferencistas principais. Ele apresentou, no dia 9 de agosto, discurso sobre "Teologia da Reforma entre Migração e Missão no e do Brasil”, numa procura de traços de presença de protestantes e de teologia protestante num continente tradicionalmente considerado católico. Em sua fala, o professor explicou que os missionários católicos almejaram, inclusive, um continente livre de “luteranismo”, termo com o qual se designava toda a heresia à época. Inicialmente efêmera, a presença protestante ficou mais visível no século XIX e emplacou hoje com a presença maciça das igrejas pentecostais e neopentecostais. "Uma Teologia da Reforma hoje precisa questionar todas as igrejas do ponto de vista do Evangelho e dos desafios da contemporaneidade", ponderou von Sinner.

Wachholz apresentou palestra, na seção de “Reforma em Contextos Interculturais”, sobre os “Traços da Reforma e seu Impacto no Brasil”. Ele destacou, entre outros, o novo modelo de vida comunitária implantado pelas famílias imigrantes luteranas, com agricultura familiar e tendo como centro a escola-igreja, com ampla participação democrática e educação para todas e todos, bem antes de existir uma escola pública.

O congresso contou com participação de cerca de 150 pesquisadores e pesquisadoras de diferentes países, incluindo Alemanha, Escócia, Holanda, Índia e Inglaterra. Além de palestras e mesas-redondas, também houve apresentações musicais no decorrer do evento. Em Wittenberg, Wachholz e von Sinner assinaram um convênio de intercâmbio científico da Faculdades EST com a Universidade de Halle-Wittenberg, representada pelo seu reitor, Prof. Dr. Udo Sträter, e o coordenador local, Prof. Dr. Daniel Cyranka.

Os professores da EST tiveram, ainda, a oportunidade de visitar pontos turísticos alusivos à Reforma, como a porta da Igreja do Castelo (foto), onde está uma representação das 95 teses contra as indulgências afixadas, em 31 de outubro de 1517, por Martim Lutero. 

 

 

 

 

 

 


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.