Reitor da EST integra a Comissão Estadual da Verdade

O reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, foi nomeado integrante da Comissão Estadual da Verdade pelo governador Tarso Genro em solenidade realizada ontem no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.

Integram a comissão, ao lado de Bobsin, o defensor público Carlos Frederico Guazzelli, a historiadora e cientista política Celi Pinto, o procurador do Estado aposentado Jacques Alfonsin, e o ex-desembargador Aramis Nassif.

Doutor em Ciências da Religião pela PUC/São Paulo, Bobsin disse que à comissão não cabe fazer julgamento, pois isso é tarefa da justiça, mas sim transparecer as violações de direitos humanos registradas no Rio Grande do Sul durante a ditadura militar (1964-1985). “A busca pela verdade não é apenas tarefa de historiadores, mas de todas as pessoas que fazem valer os preceitos da verdade e da liberdade”.

Ao convidar o reitor da EST para integrar a comissão, que terá duração de 20 meses e prestará auxílio à Comissão Nacional da Verdade, Tarso Genro destacou que um professor de teologia cumpre os requisitos fundamentais requeridos para o trabalho de projetar luz aos acontecimentos reportados durante o período de repressão.

Segundo Bobsin, os textos sagrados da tradição judaica e cristã indicam que tudo aquilo que está oculto precisa ser revelado e que a verdade é um elemento libertador, conforme João 8,32.

A presença do presidente da IECLB ao ato de nomeação, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, do seu assessor teológico, P. Dr. Romeu Martini, e do presidente do Conselho de Administração da EST, Sr. Hilmar Kannenberg, demonstraram o apoio institucional à causa da transparência e da justiça. “Há muitos familiares que choram o desaparecimento de seus filhos e outros tantos trabalham a dor da humilhação causada pela violência ainda encoberta”, afirmou Bobsin.

Os cinco integrantes da comissão não serão remunerados e poderão utilizar as instalações do Palácio Piratini para realização dos seus trabalhos.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos