Reforma – Educação – Transformação

Acontece entre os dias 19 e 23 de novembro na Faculdades EST a primeira consulta internacional que pretende refletir sobre o papel da reforma na atualidade a partir de diferentes contextos.

O ano de 2017 será importante no calendário de muitas organizações, pois marca os 500 anos da reforma protestante. Trata-se de um momento fundamental para que as pessoas possam refletir sobre o significado da Reforma na atualidade. Nesse sentido, o evento Reforma – Educação – Transformação (RET). Por isso, serão realizadas duas consultas internacionais, que devem reunir participantes da América Latina, África, Ásia, América do Norte e Europa. A primeira aqui no Brasil e a segunda, no próximo ano, entre os dias 18 e 23 de maio, na cidade de Halle, na Alemanha.

São esperadas mais de cem pessoas para o evento, que durante quatro dias vai debater o tema da Reforma a partir de diferentes contextos sociais. O foco é refletir sobre a relevância da educação pautada na Reforma a partir de processos de transformação social. Devem ser abordados os conceitos de teologia pública, educação para a libertação e transformação.

Segundo a coordenadora do projeto Anneheide von Biela, representante da Missão Evangélica na Alemanha, a Faculdades EST foi escolhida para sediar o evento por sua experiência na área docente, aliada aos trabalhos práticos que realiza nas comunidades. “Queremos refletir e demonstrar o que quer dizer Reforma, hoje. Como a igreja reformada pode participar dessa transformação? Afinal ela pode ser positiva ou negativa para essa transformação”, destacou Biela. Além disso, a coordenadora destaca a importância da educação é muito importante para as igrejas reformadas, então como fazer uma educação que seja transformadora.

As consultas internacionais são organizadas Evangelisches Missionswerk in Deutschland (EMW), Faculdades EST, Franckesche Stiftungen Zu Halle, Martin Luther Universität Halle Wittenberg. Em cooperação com World Council of Churches (WCC), The Lutheran World Federation, World Communion of Reformed Churches, Evangelical Church in Germany (EKD).

Outras informações em www.r-e-t.net ou www.est.edu.br

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

• ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem