Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Quinta-Feira de Preto: violência contra meninas e mulheres é pauta de encontro promovido pelo PGR


Quinta-Feira de Preto: violência contra meninas e mulheres é pauta de encontro promovido pelo PGR

Falar sobre o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em um caminho de transformação da realidade. Essa foi a proposta da Quinta-Feira de Preto (Thuerdays in Black), promovida pelo Programa de Gênero e Religião (PGR) da Faculdades EST de São Leopoldo. A roda de conversa aconteceu no último dia 19, no Prédio do Espaço Diversidade, e reuniu cerca de 21 pessoas, entre estudantes da Faculdades EST, docentes, CADES, Centro Beatitude, e pessoas visitantes.

A atividade foi composta por uma dinâmica inicial de integração e introdução ao tema, pela apresentação da campanha Thuerdays in Black, promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) desde a década de 80, como um movimento global por sociedades sem estrupo e violência contra meninas e mulheres. Além disso, na ocasião foi apresentado o Projeto Cachoeira da Solidariedade e Resistência: uma rede de tapeçaria que reúne diferentes pessoas em todo o mundo em prol do mesmo objetivo: a eliminação das injustiças de gênero. Além de campanhas educativas e de sensibilização sobre o tema, rememorou-se algumas leis nacionais e acordos internacionais que visam a prevenção, acolhimento e a proteção das vítimas em situação de violência. Também foram apresentados dados do Brasil e América Latina sobre casos de mulheres vítimas de violências nos últimos anos.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP)*, de janeiro a abril deste ano, 76 gaúchas foram alvos de tentativas de feminicídio. No mesmo período, o número de feminicídios consumados no Rio Grande do Sul é de 36. Números que evidenciam uma triste realidade que precisa ser superada em nosso Estado e em todo o mundo. Após a leitura dos dados, foi aberto um espaço de diálogo e as pessoas participantes relataram diferentes situações de violência que estão próximas, apontando para a importância conversas como esta, promovida pelo PGR, uma vez que essa realidade nos alcança cotidianamente.



Interação e a Cachoeira da Solidariedade e Resistência: saiba mais


No intervalo do encontro, as pessoas participantes degustaram o lanche produzido por empreendimentos da AESOL - Associação de Empreendimentos de Economia Solidária de São Leopoldo.


Foi destinado ainda um espaço de produção artística coletiva para participação no projeto Cachoeira da Solidariedade e Resistência. O plano, consiste em um compromisso social para o fim do estupro e da violência, contribuindo para uma grande exposição de tapeçaria que está sendo desenvolvida pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para sua assembleia, de 31 de agosto a 8 de setembro de 2022. Comunidades, grupos e pessoas de todas as religiões ou nenhuma, estão convidadas a fazer painéis quadrados de pano com imagens e mensagens que reflitam sobre a esperança para superar o abuso e a violência de gênero. O PGR aceitou o convite e a proposta foi elaborada por estudantes bolsistas do PGR. A costureira Janine Marja Schneider é a responsável por reunir e costurar as peças da cachoeira e estava presente no encontro.

Além da Assembleia do CMI, pretende-se que a obra de tapeçaria seja exibida em outros locais de destaque, desde o Centro Ecumênico em Genebra até as Nações Unidas em Nova York. A cachoeira é baseada no design das Quintas-feiras de Preto, com as linhas de peregrinação em branco e roxo.

Para mais informações sobre o projeto entre em contato pelo e-mail genero@est.edu.br

Para conhecer mais sobre a campanha Quinta-feira de Preto (Thuerdays in Black) clique aqui.


*Fonte: https://www.ssp.rs.gov.br/indicadores-da-violencia-contra-a-mulher



Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Comunidade da Faculdades EST se reúne em culto de encerramento do semestre letivo

  • Culto celebra os 43 anos de Ministério do Pastor Rodolfo Gaede Neto

  • Inscrições para GTs do V Congresso Internacional são prorrogadas; confira os prazos

  • Café com Beatitude entra no clima de festa junina

  • Revista Tear tem chamada aberta para submissão de artigos sobre espiritualidade; saiba mais

  • Diretores da Rede Sinodal participam de Seminário em Pelotas

  • Encontro virtual sobre Leitura Popular da Bíblia ocorre na próxima sexta-feira

  • Segurança pública e discriminação são temas de Webinar do Fórum de Entidades Negras e Grupo Identidade

  • Reitoria da Faculdades EST debate o Ensino a Distância na Rádio ABC 103.3

  • Como funciona a Clínica de Musicoterapia da Faculdades EST

    A Clínica de Musicoterapia da Faculdades EST, única entre o RS e SC, oferece atendimento terapêutico para pacientes da comunidade.
  • Confira a agenda de cursos do Centro Beatitude

  • Comunicado: Faculdades EST não haverá expediente interno nos dias 16 e 17 de junho

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.