Projeto de pesquisa em parceria com a Universidade de Leipzig

Nos dias 15 e 16 de outubro se reuniram de forma remota os e as integrantes do projeto de pesquisa “Transformações luteranas: moldagens litúrgicas contextuais e construções litúrgicas de identidades no contexto alemão e sul-americano no passado e no presente”. O projeto é uma parceria entre a Universidade de Leipzig/Alemanha e a Faculdades EST, com a coordenação do professor Dr. Júlio Cézar Adam (Faculdades EST, São Leopoldo/RS, Brasil), e professor Dr. Alexander Deeg (Universidade de Leipzig, Leipzig, Alemanha).

O projeto de pesquisa, desenvolvido por estudantes da pós-graduação de ambas as instituições, conta com recursos da universidade alemã. Faculdades EST e Universidade de Leipzig tem uma parceria acadêmica de longa data, com intercâmbio de estudantes da graduação em Teologia. Além disso, os dois professores responsáveis por esse projeto têm desenvolvido por anos parcerias tais como Gottesprojektionen homiletisch, 2016 e no conselho internacional da Societas Homiletica, desde 2012.

O projeto é inovador, tanto na sua abordagem temática sobre as transformações do culto luterano e da identidade litúrgica nos últimos 200 anos na Alemanha e no Brasil, quanto na questão metodológica através do desenvolvimento de uma pesquisa comparada nas ciências litúrgicas. Trata-se de uma pesquisa que extrapola o âmbito da própria liturgia, incorporando uma ampla pesquisa historiográfica de mapeamento e digitalização de agendas e prontuários litúrgicos, hinários e outros materiais dos dois contextos; pesquisa hinológica e musical, pesquisa sobre identidade étnica, cultural e política.

O projeto ainda inclui pesquisa de campo em comunidades luteranas do Brasil e da Alemanha. Exatamente por essa abrangência temática, no âmbito da Faculdades EST, dois outros professores do PPG se agregam à equipe: Prof. Dr. Wilhelm Wachholz (História Eclesiástica) e Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto (Teologia Prática). A pesquisa ainda proporciona o desenvolvimento acadêmico de jovens pesquisadores, integrando a mestranda Ketlin Schuchardt, a doutoranda Fabiane Luckow e o doutorando Ms. Louis Marcelo Illeenseer, do PPG da Faculdades EST; o doutorando Uwe Steinmetz, o pós-doutorando Dr. Ferenc Herzig, além do professor assistente Christian Boerger, da Universidade de Leipzig.

No primeiro encontro ocorrido na última semana, o P. Dr. Romeu Martini participou da reunião assessorando o grupo com sua experiência na área do culto na IECLB. O mestrando Wagner Strelow trabalhou na tradução durante toda a reunião.

Fonte: Setor de comunicação e marketing

• Faculdades EST participa da Feira de Profissões do Colégio Sinodal

• Quer fazer sua pós-graduação na EST? Inscrições para o Mestrado Profissional seguem até o dia 21 de setembro

• Inscrições de trabalhos para o V Congresso Internacional são prorrogadas