Projeto de estudos em Teatro acontece na Faculdades EST

Durante o semestre que passou, aconteceu a primeira turma de aulas de teatro com o professor Jarbas Wianney Griebeler, sob supervisão do curso de Licenciatura em Música das Faculdades EST. Destinado aos estudantes da instituição e à comunidade em geral, a atividade é gratuita e busca, além do desejo de criar um grupo de estudos em Teatro na Faculdades EST, também pretende abrir à comunidade o “fazer teatral”; incentivar, instrumentalizar e ampliar o trabalho do músico, despertando a formação e solidificação no aprendizado da arte cênica; proporcionar uma rotina saudável para a atividade artística; promover o debate sobre questões pertinentes ao fazer artístico e promover noções de repertório, expressão, improvisação e interpretação teatral e musical.

Segundo o professor responsável pelas aulas, o grupo surgiu a partir de uma demanda dos próprios estudantes que sentem a necessidade de terem mais aulas que contemplem essa área artística. “Todo professor, músico ou terapeuta carece conhecer elementos que desenvolvam a arte cênica de forma mais sistemática. A expressão corporal, a improvisação e interpretação teatral colaboram sensivelmente no aprendizado ao lidar-se com plateias, pacientes e sala de aula. Os exercícios e jogos teatrais desenvolvem capacidades como desenvoltura, agilidade e improvisação, pertinentes a todos os estudantes de performance como músicos, atores ou dançarinos”, afirma Jarbas.

Os encontros acontecem toda segunda-feira, das 19h às 21h, e as vagas são limitadas!

Nas aulas, os alunos e alunas exploram o processo de expressão corporal adotado por Patrícia Stokoe; jogos teatrais e a sua classificação; a improvisação teatral proposta por Viola Spolin; os métodos de interpretação teatral de Stanislavski e Brecht; e o teatro brasileiro.

***

Jarbas Wianney Griebeler é Licenciado em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas pela UFRGS. Foi professor de Teatro do Colégio Sinodal de São Leopoldo de 1990 a 2011, onde lecionou e produziu espetáculos que já são conhecidos na cidade e região. E é professor de Educação Musical na Escola Fundamental Ulbra Paz desde 2012.

• Outras experiências em educação

• Aprovados e aprovadas para o Mestrado Profissional na Faculdades EST

• Egresso do PPG-EST recebe menção honrosa do Prêmio Capes de Tese

• ESEP presente no 8º Fórum de Iniciação Técnico/Científica