Programa de Gênero e Religião tem agenda cheia

A agenda da coordenação do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST está sempre agitada! Nesta segunda-feira, 11, o Prof. Dr. André Musskopf participou de um cine debate no evento CineJus, do PPG de Direito da UNISINOS, sobre o filme Assim me diz a Bíblia, no auditório Maurício Berni. Na semana passada, a Profa. Ma. Márcia Blasi participou do Congresso Estadual de Teologia 2015, que aconteceu na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Na ocasião, Márcia e Profa. Ma. Katia Rejane Sassi coordenaram a Oficina Encontro Estadual de Teologia Feminista: retomando a caminhada, que reuniu pessoas interessadas na discussão sobre Teologia Feminista e Estudos de Gênero.

VII Colóquio Internacional

Acontece em outubro, na Universidad Iberoamericana, no México, o VII Colóquio Internacional do Departamento de Ciencias Religiosas, na Linha de Pesquisa “Teologia, hermenêutica e práxis”.

No Colóquio os participantes devem debater sobre o tema “Arqueologia da violência – Novos paradigmas no pensamento e na linguagem para a práxis não-violenta”. O Prof. André participará da Mesa de Diálogo “Desconstrução da religião sacrificial”.

A parceria com a Universidad Iberoamericana iniciou em 2014 quando André esteve no México para um curso promovido pela Comunidad Teológica de México com apoio da Federação Luterana Mundial. Naquela ocasião, o docente apresentou conferência sobre “As teologias das masculinidades e os jovens”, na Bienal Teológica da Unión de Instituciones Teológicas Católicas en México. Naquele ano, a Bienal foi sediada pela Iberoamericana.

Assessor Externo

O Prof. André S. Musskopf foi convidado, recentemente, para integrar como assessor externo a Comissão de Pós-graduação de Gênero da Universidad Iberoamericana. André é professor da Cátedra de Teologia e Gênero do Programa de Pós-Graduação e integrante da Coordenação do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. “Agradecemos a disponibilidade do Prof. Dr. André Musskopf em aceitar fazer parte, como assessor externo, da Comissão de Pós-Graduação de Gênero da Universidad Iberoamericana”, disse a Profa. Dra. Citlalin Ulloa Pizarro, Coordenadora de Ciencias Políticas y Administración Pública.

Segundo ele, esse convite expressa o reconhecimento da trajetória de 25 anos de Teologia Feminista e Estudos de Gênero na Faculdades EST. “A proposta da Universidad Iberoamericana dialoga com a mais nova Linha do Pesquisa do Mestrado Profissional da EST, em Gênero, Feminismos e Diversidade”, ressalta André.

Mestrado Profissional

Agora em maio, ocorre o primeiro processo seletivo para a Linha de Pesquisa Gênero, Feminismos e Diversidade, do Mestrado Profissional. As inscrições estão abertas até dia 15.

Informações em: http://www.est.edu.br/conheca-a-est/programa-de-genero-e-religiao/mestrado-profissional-em-teologia

II Seminário de Teología y Género

Na imagem, Prof. Dr. André Musskopf, em recente viagem à Colômbia, onde aconteceu o II Seminário de Teología y Género organizado pela Facultad de Teología da Pontifícia Universidad Javeriana da Colômbia nos dias 19 e 20 de março. O evento faz parte das atividades de intercâmbio desenvolvidas entre a universidade colombiana e a Faculdades EST, através do projeto “Teologia e sexualidade, saúde reprodutiva e direitos”, com apoio da Igreja da Suécia. Na foto, André acompanhado pelo Prof. Dr. Remí Klein e pela doutoranda Luciana Steffen.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini