Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Programa de Gênero e Religião agora tem Regulamento


Programa de Gênero e Religião agora tem Regulamento

O IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, que acontece de 05 a 08 de Agosto na Faculdades EST, em São Leopoldo, será um espaço para comemorar várias conquistas. Uma delas é a aprovação do Regulamento do Programa de Gênero e Religião.

Depois de 25 anos da criação da Cátedra de Teologia Feminista o trabalho desenvolvido na instituição na área dos estudos feministas e de gênero passa a fazer parte da estrutura formal da instituição como Programa ligado à Reitoria. A Cátedra se manteve ao longo dos anos como Projeto e foi incorporada como componente curricular obrigatório do Bacharelado em Teologia e optativo no Programa de Pós-Graduação, mas não constava da estrutura administrativa da instituição. Em 2009 as atividades desenvolvidas pela Cátedra foram incorporadas no novo Projeto que tinha como objetivo a estruturação do que veio a ser o Programa de Gênero e Religião.

O Regulamento que dá legitimidade institucional para as ações já realizadas por longo tempo explicita a compreensão do Programa de Gênero e Religião no contexto da Faculdades EST e para além dela, seus objetivos, estrutura e funcionamento. A sua construção se deu no contexto do desenvolvimento do Projeto “Programa de Gênero e Religião: Reconstruindo pontes e expandindo horizontes na América Latina e no Caribe”, financiado pela Igreja da Suécia, como forma de consolidação desse espaço institucional e busca pela sustentabilidade das ações. O texto foi discutido e aprovado em diversas instâncias da Faculdades EST.

Segundo a Coordenadora Marcia Blasi, “esse é um passo importante para afirmar o compromisso histórico da Faculdades EST com a promoção da justiça de gênero e o respeito aos Direitos Humanos. Essa história foi construída por muitas mulheres que passaram pela instituição como docentes e estudantes e tantas outras que apoiaram essa caminhada em nossas comunidades religiosas, além de homens comprometidos com a causa”. Também segundo o Coordenador André S. Musskopf, a regulamentação do Programa de Gênero e Religião é importante para a ampliação das ações desenvolvidas. “O status de Programa regulamentado afirma que as questões de gênero e religião são um elemento programático da Faculdades EST e que suas ações devem envolver todos os setores, cursos e programas da instituição. Como espaço articulador, reforça a capacidade da instituição e do Programa de estabelecer parcerias internas e externas para a efetividade e impacto de suas ações na área de extensão, ensino e pesquisa”, salientou André.

Além do Regulamento, a instituição agora também conta com uma Política de Justiça de Gênero e, no contexto do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, será lançado o periódico “Coisas do gênero”, sob responsabilidade do Núcleo de Pesquisa de Gênero. O Congresso reunirá mais de 300 pessoas vindas de mais de 15 países e de grande parte dos estados brasileiros.

Confira a programação completa do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, acesse aqui.

Conheça o Regulamento do Programa de Gênero e Religião, acesse aqui.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.