Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Professora da EST lança livro na Alemanha


Professora da EST lança livro na Alemanha

Ao longo do mês de julho, a professora da Faculdades EST, Dra. Karin Wondracek, participou de uma série de atividades na Alemanha em alusão ao lançamento do seu mais recente livro, intitulado Psicanálise e fenomenologia da Vida: uma contribuição para a psicologia clínica.
 
O livro, impresso em alemão, consiste na tradução de parte da tese de doutorado em teologia que Karin cursou na EST. A tese foi escrita na interface entre psicanálise-fenomenologia-teologia, e a parte publicada pretende ser uma contribuição para o diálogo entre psicanálise e fenomenologia, especialmente na prática clínica.
 
Pela CAPES, Karin teve a oportunidade de cursar um semestre do doutorado na Universidade de Erlangen-Nürenberg e acompanhar seminários na Universidade de Freiburg. A partir disso, afirmou, foram estabelecidos contatos junto a pesquisadores alemães da fenomenologia da vida de Michel Henry, de onde partiu o convite para publicar o livro pela Editora Alber, uma sucursal da Editora Herder.
 
“Estou muito contente com essa oportunidade, pois assim estreitam-se os laços entre nossas pesquisas no Brasil, Portugal e Alemanha”, comemorou Karin.
 
Na EST, a professora coordena o Grupo de Pesquisa em Fenomenologia da Vida, registrado no Diretório de Grupos do CNPQ.  Este grupo insere-se no protocolo de investigação firmado entre o Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, a EST, a USP e a Sigmund Freud Associação Psicanalítica, que sob o nome de Grupo de Investigação O que pode um corpo?, pesquisa e divulga a fenomenologia da Vida de Michel Henry. Esta investigação é coordenada pela Prof. Dra. Florinda Martins, de Portugal, que já ministrou diversos seminários na EST.
 
Totalizando 216 páginas, ao longo do livro Karin Wondracek pergunta pela primazia da afetividade na psicanálise e na fenomenologia da Vida de Michel Henry. Ao colocá-las em diálogo, mostra como a compreensão do humano ganha com essa aproximação, e de que forma ela pode ser assumida na prática clínica.

O prefácio do livro foi escrito pelo professor Rolf Kühn, tradutor de Michel Henry para o alemão. O título em alemão é Psychoanalyse und Lebensphänomenologie: Ein Beitrag zur klinischen Psychologie.

Clique aqui para adquirir o livro.


Jornalista responsável
: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Comunidade da Paróquia Evangélica de Boa Vista conhece o campus da Faculdades EST

  • Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

  • Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

  • Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto

  • Você sabe o que é Mindfulness? Curso de extensão sobre espiritualidade têm inscrições prorrogadas

  • Centro Beatitude da Faculdades EST participa de retiro e congresso de jovens em Brasília

  • Faculdades EST seleciona dois projetos de pesquisa para serem contemplados com bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS

  • IENH e Faculdades EST oferecem especialização em Neurocognição e Aprendizagem; veja como se inscrever

  • Aula inaugural da Teologia recebe o Pastor e Teólogo Walter Altmann

  • Faculdades EST realiza encontro de boas-vindas ao PPG

  • Professor espanhol Juan José Tamayo Acosta fará palestra de abertura no V Congresso Internacional

  • Assessoria de projetos | Seguem até o dia 31 de julho as inscrições para vaga de teóloga feminista

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.