Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Professor publica estudo sobre as igrejas e a democracia no Brasil


Professor publica estudo sobre as igrejas e a democracia no Brasil

O professor da Faculdades EST, Dr. Rudolf von Sinner, acaba de publicar, nos Estados Unidos, um encorpado estudo sobre as igrejas e a democracia no Brasil após a transição democrática: The Churches and Democracy in Brazil: Towards a Public Theology Focused on Citizenship (Eugene/OR: Wipf & Stock, 2012, 406p.). A obra é resultado de muitos anos de pesquisa desenvolvida na EST e no Centro de Investigação Teológica (CTI) em Princeton, nos EUA.
 
A primeira parte conta a história da transição com seus avanços e problemas remanescentes, conceitua "sociedade civil" e "cidadania" como termos-chave da democracia brasileira, e traça uma linha de continuação das intuições centrais da Teologia da Libertação rumo a uma teologia pública com enfoque na cidadania, inspirado por aportes de Hugo Assmann, José Comblin, Clóvis Pinto de Castro e Evaldo Pauly.

Na segunda parte, apresenta e analisa documentos da Igreja Católica Apostólica Romana, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Assembleias de Deus (Convenção Geral) quanto a seu discurso e sua prática referente à cidadania. Para tanto, vale-se também de estudos empíricos disponíveis. Na terceira parte, desenvolve uma teologia da cidadania a partir de preceitos luteranos como a fé-confiança, a liberdade cristã, a ambiguidade da vida espelhada no ser humano visto como pecador e justo ao mesmo tempo, e a doutrina dos dois reinos ou regimentos que distingue (não separa!) as esferas espiritual e política.

Por fim, em diálogo com a teologia sul-africana e a Rede Global de Teologia Pública, elabora bases de uma teologia pública no contexto brasileiro, pautada pela cidadania. Busca incentivar e caracterizar uma significativa inserção das igrejas no espaço público marcada, ao mesmo tempo, por ousadia e humildade.
 
O professor da Faculdades EST e da Lutheran School of Theology at Chicago, Dr. Vítor Westhelle, no seu prefácio ao livro, julga que "este texto é um discurso pautado pela esperança, enfrentando desafios, oferecendo visão, e traçando um programa para a teologia num país como o Brasil, e tantos outros no Terceiro Mundo, tantas vezes marcados por cinismo quando se chega ao aspecto público das coisas." Segundo Westhelle, o livro é testemunho do que diz João Guimarães Rosa em Grande Sertão - Veredas:  "Conto o que fui e vi, no levantar do dia. Auroras."

A obra escrita pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner pode ser acessada através do link:

https://wipfandstock.com/store/The_Churches_and_Democracy_in_Brazil_Towards_a_Public_Theology_Focused_on_Citizenship


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.