Professor indígena ministra seminários na EST

A qualificação de professores sensíveis e conscientes da necessidade de práticas em educação que considerem a diversidade, especialmente as culturas indígenas, será tema de dois seminários ministrados pelo indígena do povo Baniwa e doutor em Antropologia, Prof. Gersem Baniwa.

Agendado para a quarta-feira, dia 24 de julho, no Auditório do Prédio H da Faculdades EST, em São Leopoldo, o primeiro seminário versará sobre “Educação no Contexto Indígena” e será realizado das 9 às 12 horas.

A segunda fala do professor Baniwa, que também atua como docente do curso de pós-graduação em “Educação, Diversidade e Culturas Indígenas” promovido em parceria entre a EST e o COMIN, terá como tema a “História e a Cultura Indígena no Contexto Escolar” e será realizada, também na quarta-feira, das 14h às 17 horas.

“Essa será uma oportunidade de ouvir este professor que tem servido como referência para muitos professores através dos seus livros editados pelo MEC, nos quais insiste na educação intercultural, tanto no contexto indígena como no contexto não indígena”, disse a professora e coordenadora do projeto de formação do COMIN, Ms. Cledes Markus.

Os seminários promovidos pelo professor Baniwa são gratuitos e abertos à comunidade e contarão com a presença de professores da região das Missões, da UFRGS, da Unisinos, da Feevale e da UFPEL.

Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação entre 2008 e 2012, Gersem Baniwa atua como professor da Universidade Federal do Amazonas.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Pesquisador José Roberto Limas da Silva participa de discussão sobre a metodologia da pesquisa na Faculdades EST

• Pastor Walter Altmann abre o semestre letivo do curso de Teologia da Faculdades EST

• Com possibilidade de bolsas da Capes, Doutorado em Teologia está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto