Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Professor da EST integra o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa


Professor da EST integra o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa

O Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos, Dr. Valério Schaper, foi indicado para integrar o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa do Rio Grande do Sul como representante da Faculdades EST. A expectativa do professor é contribuir, a partir da rica tradição de respeito à diversidade que marca a trajetória da EST, para a criação de uma cultura de tolerância e respeito às diferenças religiosas no Estado.

“Este momento é profundamente auspicioso e, de certa forma, responde a uma demanda que a EST, ao longo das últimas décadas, ajudou a construir através do seu ensino, da sua pesquisa e das atividades de extensão junto às comunidades religiosas e à sociedade civil”, ressaltou Schaper.

O professor recordou que o Programa de Pós-Graduação da EST, que completa 30 anos de existência, nasceu ecumênico e muito cedo entendeu que, para além do ecumenismo, sua tarefa e desafio era contribuir desde o universo acadêmico para a construção de pontes para o diálogo interreligioso. “Neste sentido, a ideia de labor científico profundamente marcado pelo diálogo e pelo respeito à diversidade religiosa, à diversidade de gênero, à diversidade cultural e étnica, muito cedo se associou a própria identidade da instituição”, afirmou.

A primeira reunião do Comitê, realizada na quinta-feira, 15 de agosto, identificou desafios a serem superados. O primeiro deles, relatou Schaper, é de ordem prática e diz respeito à sensibilização da sociedade para a riqueza da diversidade religiosa que marca o Estado e a necessidade imperiosa de alcançarmos uma convivência respeitosa e construtiva. “Os demais desafios são de ordem mais teórica e apontam para a necessidade de aprofundar a reflexão sobre o direito à liberdade religiosa, que supõe a liberdade de não professar credo nenhum, e o urgente debate sobre a laicidade do Estado como princípio fundante de uma democracia aberta à pluralidade”, frisou.

Em sintonia às propostas do comitê, que reúne integrantes de uma diversidade de credos religiosos, ateus, pesquisadores e representantes do poder público, a EST mantém o “Espaço Diversidade” que trabalha para manter e intensificar a organicidade do respeito à “diversidade” como marca da identidade da instituição.

Os integrantes do Comitê foram empossados pelo secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, para quem a iniciativa terá papel fundamental na promoção do diálogo interreligioso, constituindo um canal privilegiado para dar voz às pessoas que sofrem discriminação religiosa.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a ter um Comitê de Diversidade Religiosa. O órgão foi instituído pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, em janeiro deste ano e tem por objetivo favorecer a promoção do direito à diversidade religiosa, o combate à intolerância e a proteção contra violações de direitos humanos por motivação religiosa no Estado.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

  • ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

  • Formatura das Graduações 2019/01

  • Visita à comunidade do Wallachai

  • ESEP realiza 2ª Mostra de Projetos do Curso Técnico em Enfermagem

  • Lista de aprovados e aprovadas no Vestibular de Inverno

  • Resultado da seleção para o PPG da Faculdades EST

  • Hospital Moinhos de Vento conta com estagiários de musicoterapia da Faculdades EST

  • Grupo Anima faz apresentações no final de semana

  • Doação de livros

  • Coral Vozes do Morro participa de festa na comunidade de Morro Azul

  • Bolsas de estudo para a comunidade

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.