Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Processos revolucionários na Argentina


Processos revolucionários na Argentina

Acontece nesta quinta-feira, 13, às 20h, no Instituto de Ética a palestra sobre A resistência armada durante a ditadura militar na Argentina, com o argentino José Daniel Carabajal uma iniciativa do grupo de pesquisa Práxis Social da Igreja.

 

Tanto a proximidade geográfica como a proximidade com os familiares dos líderes da guerrilha, impulsionaram Carabajal em sua tese de doutorado, que foi realizada utilizando a técnica da entrevista em profundidade, com parentes e familiares do líder do grupo. Foram realizadas cerca de 33 entrevistas. “O ponto principal da exposição vai ser a luta armada durante a ditadura militar, traço uma comparação entre os dois grupos mais importantes dessa guerrilha na Argentina”, destacou o palestrante Dr. José Daniel Carabajal.

 

Segundo ele, de um lado, estava o Exército Revolucionário do Povo e, do outro, os Montoneros, que tem a presença da religiosidade muito forte, e que está muito ligado à cultura do gaucho argentino, do norte do país e que veneravam a Virgem de la Montonera. “No grupo dos Montoneros haviam muitos religiosos”, ressaltou o palestrante. Em sua fala, ele diz que pretende mostrar porque esse grupo foi derrotado durante a guerrilha.

 

José Daniel Carabajal está realizando seu segundo doutorado na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha. Sua primeira tese de doutorado foi defendida na Universidad Catolica de Córdoba.

 

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. O Instituto de Ética fica na Rua Martin Lutero, 304, bairro Morro do Espelho.

 

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.