Princípio Protestante

Encerra nesta sexta-feira, 16, o III Congresso Internacional da Faculdades EST, evento bianual que sempre reúne centenas de pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais de renome.

Este ano, motivados pela comemoração de 500 Anos da Reforma Luterana, o tema do evento é “Reforma: tradição e transformação”.

Palestra Principal

Para encerrar o evento, na manhã desta sexta-feira, 16, das 10h30 às 12h30, no Auditório do Colégio Sinodal, acontece a última palestra principal do dia com o Prof. Dr. Joanildo Burity, que atua na Fundação Joaquim Nabuco e nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Com o tema “Ainda uma chance para o “Princípio Protestante”? Sobre Fé, Ideologia e Muitas Histórias Pelo Meio... E Nas Margens”, ele deve trazer alguns questionamentos como: Para onde estaria indo o Protestantismo, quinhentos anos depois e muito além de suas origens europeias? Que foi feito do inconformismo protestante e como se expressa, desde o Sul, essa espiritualidade policêntrica, centrífuga, singularizadora? Como recuperar o intramundanismo histórico do protestantismo em diálogo com as dissonantes vozes de outros protestantismos, “pós-coloniais” e “pós-seculares”? Que perspectivas se abrem, nas próximas décadas, que mereceriam celebração hoje, a meio caminho do milênio? Qual a fé protestante num tempo dilacerado entre as pressões do ressentimento e da intolerância, a pluralidade irreprimível e a paciente persistência do ideal ecumênico? “Pelo nome e por sua orientação singularizante (alguns prefeririam dizer, individualista), o Protestantismo nasceu sob o signo de uma inconformidade com o status quo, com a doxa e com práticas sancionadas pelo manto da tradição. Esta sua fé - crença, expectativa e promessa. No entanto, como todos os grandes movimentos sociohistóricos da modernidade em diante, as rupturas e os caminhos alternativos anunciados nessas origens experimentaram os sabores das vitórias e pagaram o preço das acomodações, desvios e traições”, indica Porf. Joanildo.

Biografia

Joanildo Burity possui Bacharelado em História pela Universidade Federal da Paraíba (1985), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), Doutorado em Ciência Política pela University of Essex, Inglaterra (1995) e pós-doutorado na University of Westminster, Inglaterra (2003). É pesquisador titular, Diretor de Formação e Desenvolvimento Profissional e professor do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio na Fundação Joaquim Nabuco e professor colaborador de Programas de Pós-Graduação na Universidade Federal de Pernambuco. Sua pesquisa se concentra nos seguintes temas: religião e globalização; religião e política; cultura e identidade; religião e sociedade; gestão pública e políticas sociais; movimentos sociais; globalização e cultura; análise do discurso e teoria política contemporânea.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini