Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Prêmio consagra a trajetória educacional da Faculdades EST


Prêmio consagra a trajetória educacional da Faculdades EST

Em discurso aos vencedores do prêmio Mérito Empresarial do Rio Grande do Sul 2012, o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, entusiasmou os presentes a compartilharem essa conquista com todas as pessoas que trabalham e constroem o dia a dia das organizações. “Vejo no congraçamento desta noite a preocupação de que no centro de todos os processos esteja a figura da pessoa humana”.

Ao analisar a trajetória de cada uma das 33 empresas e organizações representadas no evento, celebrado no Restaurante Panorâmico da FENAC, em Novo Hamburgo, Bobsin pontuou a preocupação com a garantia do desenvolvimento sustentável. Ele destacou que a atuação ética e responsável do setor empresarial sinaliza para um horizonte de esperança, capaz de superar as limitações de tempos passados em que as prerrogativas do lucro estavam acima da valorização do meio ambiente e da pessoa humana.

Para além dos indicativos econômicos, o reitor assinalou o Produto Interno de Felicidade (PIF) como prerrogativa para a atuação da atividade econômica e industrial, cada vez mais preocupada em garantir o bem-estar daqueles que integram os seus quadros de funcionários. “Isso representa uma mudança significativa e que nos enche de esperança em relação ao futuro”.

Integrante da equipe que acompanhou o reitor durante a solenidade, o presidente do Conselho de Administração da Faculdades EST, Sr. Hilmar Kannenberg, sinalizou que a premiação valorizou a educação e a importância da satisfação pessoal no ambiente de trabalho.   

Além de Hilmar, estiveram presentes à solenidade o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Rudolf von Sinner, a coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia, Ma. Sofia Dreher, a professora de hebraico, Ma. Marie Krahn, e o coordenador técnico de publicações, eventos e EAD das Faculdades EST, Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin.

Com 66 anos de experiência na educação teológica, a Faculdades EST representa um dos pulmões da cidade de São Leopoldo, cujo conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAE resgata a história da imigração alemã e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Confira abaixo, na íntegra, o discurso do reitor Oneide Bobsin.

                                                                                       Novo Hamburgo, 20 de agosto de 2012

Boa noite. Saúdo os desembargadores, juízes e juízas, assim saudando a presença do poder judiciário. Na pessoa do jornalista Davenir Breier, saúdo a imprensa aqui presente. Saúdo os empresários e lideranças que receberam esta distinção.

Eu recebi a tarefa de falar em nome de pessoas que até essa noite não conhecia. Então fui fazer o tema de casa dado pelo Davenir, que me entusiasmou a conhecer a história dos empreendedores e das pessoas que gerenciam as organizações hoje premiadas. Como reitor de uma faculdade tenho o hábito da leitura e fui consultar a respeito da história de cada empreendimento aqui representado, descobrindo alguns pontos importantes em comum entre eles.

O primeiro deles está relacionado ao espírito que rege o mérito empresarial do Rio Grande do Sul, que premia e que valoriza instituições e organizações antes de seus líderes e de suas lideranças. Eu acho que essa forma de ver o empreendedorismo no nosso Estado merece destaque.

Um segundo ponto que chama a atenção poderia ser sintetizado pela palavra “ousadia” e “inovação”. A gente percebe facilmente na leitura a capacidade de iniciativa, a coragem e a disposição de pessoas ou famílias em construir serviços que trazem recursos para si, mas que acima de tudo, servem para a nossa sociedade.

O terceiro ponto que gostaria de destacar diz respeito àquilo que nós todos buscamos: a felicidade. Certa vez numa campanha eleitoral, um jovem filósofo se dirigiu a um candidato ao governo do nosso Estado querendo coloca-lo numa situação difícil e perguntou: se o senhor for eleito, o que vai fazer para garantir a minha felicidade? O candidato saiu-se muito bem frente à pergunta afoita do jovem. Ele disse que não caberia ao governante definir a felicidade de nenhum cidadão, mas que caberia ao governante garantir condições materiais e espirituais para que todas as pessoas possam buscar o seu caminho de felicidade.

Embora a gente fale muito em Produto Interno Bruto (PIB), nós estamos ouvindo cada vez mais a expressão PIF, que significa Produto Interno da Felicidade. Um país da Ásia, de origem budista, foi considerado o local onde as pessoas são mais felizes em todo o mundo. A partir da leitura da história de cada uma das empresas aqui representadas também percebi que a atividade econômica e industrial está cada vez mais vocacionada a garantir a felicidade das pessoas. Isso representa uma mudança significativa e que nos enche de esperança.

Outro ponto que merece destaque é a questão da austeridade. Austeridade que eu gostaria de resumir com a palavra da nossa presidente da República, ao assinalar que temos que fazer muito com pouco e para muitos. Vejo esse espírito nas empresas que recebem esse destaque.

Para finalizar, vejo no congraçamento desta noite a preocupação de que no centro de todos os processos esteja a figura da pessoa humana. Nós gostamos de ser reconhecidos. Isso faz bem ao nosso ego e à nossa saúde, principalmente quando somos reconhecidos pelos outros. Cabe a nós a tarefa de fazer com que o reconhecimento outorgado às nossas organizações seja repartido com todas as pessoas que trabalham conosco e que fazem o dia a dia das nossas organizações. Esse reconhecimento, portanto, deve ser estendido a todas as pessoas que fazem com que as nossas organizações consigam contribuir com a sociedade.

Percebi nos textos também uma preocupação cada vez maior pela garantia de processos de desenvolvimento sustentável. Na história de cada uma das empresas está ali presente ou então ganhando corpo a ideia de um desenvolvimento sustentável. Que possamos com esse prêmio enfatizar essa temática em nossas organizações, considerando que o que está em jogo é o futuro da humanidade e o futuro do planeta. E uma noite como essa nos dá esperança e nos sinaliza que o setor empresarial também acredita que o nosso planeta é viável e que a humanidade pode ter esperança de que iremos superar as limitações de tempos passados, quanto as prerrogativas do lucro estavam acima da valorização da pessoa humana.    

Boa noite!
Oneide Bobsin – Reitor da Faculdades EST

Jornalista Responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.