Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Prêmio CAPES de Tese


Prêmio CAPES de Tese

Foi divulgado no início deste mês o resultado do Prêmio Capes de Tese 2014, destinado às melhores teses de doutorado defendidas em 2013 e selecionadas em cada uma das 48 áreas de conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação.

Este ano, o prêmio CAPES de Tese vai para a egressa da Faculdades EST Drª Kathlen Luana de Oliveira, que realizou seu trabalho sob orientação do Prof. Dr. Valério Schaper.

O trabalho de Kathlen intitulado “Por palavras e ações: Há um mundo entre nós. Justiça, liberdade e comunhão: sentidos teológicos e políticos nos paradoxos da democracia em tempos de direitos humanos” foi selecionado na área de Filosofia/Teologia, na subcomissão de Teologia. A pesquisa foi elaborada a partir de um tema em debate no cenário contemporâneo. “Os direitos humanos, quando debatidos pela teologia, sofrem desconfianças, pois nem sempre são percebidas as potencialidades da teologia nessa área”, disse Kathlen. “Há uma surpresa, pois a tese lida com temas dolorosos, com violências frente os quais a teologia faz parte, e, ao mesmo tempo, traz enfrentamentos e resistências. Conflitos como as reivindicações de justiça, igualdade e comunhão procedentes das questões de gênero, das diversidades religiosas, das lutas pela terra e moradia e as reivindicações de memória do período da ditadura militar foram noções do chão da tese”, afirmou.

A cerimônia de entrega do prêmio vai acontecer no dia 10 de dezembro, em Brasília. Para Kathlen, esse reconhecimento valoriza a produção do conhecimento e publiciza o impacto e a relevância social da tese.

A Faculdades EST tem uma passagem promissora pela premiação. Em 2011 o vencedor foi o Dr. Luis Carlos Dalla Rosa, orientado pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner. Em 2012, a Faculdades EST recebeu a Menção Honrosa pela tese do Dr. Manoel Alfonso Diaz Muñoz, orientado pelo Prof. Dr. Manfredo Carlos Wachs. Em 2013, foi a vez da tese do Dr. Iuri Andréas Reblin, orientado pela Profª Drª Laude Brandenburg ser premiada.

Porém é a primeira vez que uma mulher egressa da Faculdades EST é premiada na área de Teologia. “As mulheres teólogas, por mais importantes e guerreiras, ainda não possuem o mesmo reconhecimento num campo predominantemente masculino”, ressalta. “É uma imensa alegria perceber que nossas lutas são importantes, que teologia pode, sim, ser plural e contestadora. Fazer e pesquisar teologia, com esse prêmio, abre novos horizontes como um compromisso na construção por novas relações com desejos de liberdade e justiça”, destacou Kathlen.

Para o futuro, ela planeja o pós-doutorado na continuidade da tese. “Que seja possível enfrentar lógicas de violência e segregação, publicizando ações e desejos de resistência e luta, como diria Hannah Arendt, na renovação do mundo comum”, disse Kathlen.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Tenha uma experiência na graduação

  • Faculdades EST receberá a arcebispa da Igreja Sueca

  • Bolsas de estudo para a comunidade

  • 60 anos da inauguração do prédio S

  • Coral Vozes do Morro participa de culto festivo pelos 83 anos da igreja de Py Crespo

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.