PGR em intercâmbio de pesquisa na Colômbia

Integrantes do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST realizam intercâmbio de Pesquisa com  Universidade Javeriana de Bogotá, no período de 19 a 23 de novembro, e participam de atividade com pastores e pastoras da Igreja Evangélica da Colômbia.

A Faculdades EST trabalha em parceria com a Pontifícia Universidad Javeriana da Colômbia desde 2010. Desde então foram desenvolvidos dois projetos financiados pela Igreja Sueca que envolveu as duas instituições. Como resultado dessas parcerias e de outros projetos desenvolvidos nas instituições, outras ações continuam sendo desenvolvidas em conjunto.

A coordenadora do Programa de Gênero e Religião e professora da Faculdades EST, Pa. Dra. Marcia Blasi, e a Pa. Dra. Marli Brun, integrante da equipe do PGR e do Núcleo de Pesquisa de Gênero, foram recebidas pelo Prof. Dr. José Fernando Castrillón Restrepo, coordenador do Projeto que a Universidade Javeriana desenvolve com a Igreja Sueca, com a qual também o Programa de Gênero e Religião tem parceria.

No dia 20 de novembro, ocorreu o diálogo com o grupo de pesquisa “Pensamento Crítico e Subjetividade”, coordenado pelo Prof. Dr. José Vicente Vergara Hoyos.  Na oportunidade, foi apresentada a pesquisa “Cristianismo liberador: paz y reconciliación en Colombia”, que tem como uma das ênfases o estudo da contribuição das mulheres nas Comunidades Eclesiais de Base.

Na quarta-feira, dia 21 de novembro, as integrantes do PGR conheceram o trabalho interdisciplinar do grupo de pesquisa Resiliência, coordenado pela Profa. Dra. Stela Rodrigues, do qual participam profissionais de diferentes áreas de atuação.

O diálogo com o grupo de pesquisa “Teologia e o Mundo Contemporâneo”, que trabalha os temas “Teologia Moral e Gênero” e “Teologia Sistemática e Gênero”,  aconteceu  na quinta-feira, dia 22 de novembro. Atualmente o trabalho de coordenação do grupo é realizado pelo Prof. Dr. José Vicente Vergara.

Em maio de 2019, como parte da co-parceria  entre a Faculdades EST e a PUJ, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Román Hernández estará  em São Leopoldo realizando o seminário de Estudos Especiais “Tejer a Jesús: indagaciones y construcciones del Jesús Histórico” no Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST. Além disso, os diferentes grupos de pesquisa foram convidados para participar do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião que acontecerá de 14 a 17 de agosto na Faculdades EST.

Na sexta-feira, dia 23, foi dia de celebrar com pastores e pastoras da Igreja Evangélica Luterana de Colômbia na COPI (Conferencia Pastoral de la IELCO).  Entre as pessoas que encontraram, estavam ex-alunos e alunas que fizeram graduação e/ou pós-graduação na Faculdades EST. Na ocasião da visita, Pastora Marcia realizou a pregação no culto de encerramento, em que enfatizou a paz justa como projeto de Deus e compromisso de todos e todas nós.

Em todos os grupos de pesquisa, acordou-se em ampliar, na medida do possível, as parcerias nos processos de pesquisa e divulgação de resultados na área de Teologia Feminista e Gênero.

• Docentes da ESEP em formação continuada

• Faculdades EST terá cursos de graduação EaD