Pesquisas desenvolvidas pela Cátedra de Pesquisa em Lutero poderão ser acompanhadas pelo site da EST

Engajada nas celebrações e reflexões sobre os 500 anos da reforma e sua relevância para o século XXI, a Faculdades EST disponibilizou espaço em seu website para que a comunidade acadêmica e interessados na temática possam acompanhar o desenvolvimento das pesquisas em torno da Cátedra de Pesquisa em Lutero, projeto liderado pelo Prof. Dr. Vítor Westhelle.

Criada e instituída há um ano com apoio da Igreja Luterana da Baviera, da IECLB e da EST, a cátedra visa fomentar a identidade Luterana no contexto da IECLB, fortalecer a área de pesquisas da EST e oferecer seguimento à parceria com a igreja bávara e, por extensão, com o luteranismo internacional.

Na avaliação de Westhelle, quando se completar o jubileu da Reforma é provável que a maioria luterana encontre-se fora do eixo norte-atlântico, berço tradicional e habitat de quase a totalidade de luteranos há cem anos. “A teologia que orientará e guiará espiritualmente esses luteranos há de ser distinta da que se fez e faz na Europa e nos Estados Unidos”.

O trabalho de Vitor consiste em registrar elementos desta teologia emergente e articulá-la a partir de três níveis. O primeiro diz respeito a uma abordagem centrada no contexto brasileiro e latino-americano, com produções teológicas e participação em eventos desde o nível de espiritualidade popular até o acadêmico. O segundo é a articulação sul-sul que está sendo desenvolvida junto ao Departamento de Estudos da Federação Luterana Mundial (FML) e que implica, sobretudo, na participação em eventos internacionais. O terceiro nível é o da articulação sul-norte com o objetivo de trazer a voz do sul a estes debates.

Por inciativa do reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, foi articulado um Grupo de Referência que serve de consultoria à cátedra e que pretende atuar como facilitador de redes de informação e articular prioridades de áreas de pesquisa. Formado por pessoas com conhecimento de Lutero e da Teologia da Reforma, o grupo desenvolveu três áreas de atuação prioritária: justificação, escatologia e a espiritualidade; igreja, política e economia; e teologia da cruz.

Além do espaço destinado para a disponibilização das pesquisas desenvolvidas no contexto da cátedra no site da EST, o trabalho de Vitor e do Grupo de Referência poderá ser acompanhado através de apresentações, seminários, publicações e aulas ministradas no contexto do Programa de Pós-Graduação e da graduação em Teologia.

Titular da Cátedra de Pesquisa em Lutero na EST, Vitor segue como titular de teologia sistemática na Lutheran School of Theology at Chicago, embora por cinco anos esteja licenciado da função em tempo parcial.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos