Pesquisa sobre ritualidade

Entre os dias 16 e 18 de agosto, um grupo de discentes dos cursos de graduação e do PPG em Teologia da Faculdades EST participaram de um Seminário Experimental sobre Ritualidades e Pesquisas Criativas. O seminário também foi aberto a outras faculdades e escolas teológicas, Ministros ordenados, Pastores, Agentes de pastoral, Liturgistas (ASLI, IECLB), Pastoralistas e Professores de Teologia Sacramental, Atores e Artistas performativos.

Organizado pelos professores Dr. Júlio Cézar Adam, da Faculades EST, Dr. Ângelo Cardita, da Univerdade Laval, ambos docentes e pesquisadores no âmbito da liturgia e da ritualidade, e pelo Dr. Ismael Scheffler, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, por sua pesquisa e experiência nas áreas do teatro e do design. O Seminário Experimental objetivou problematizar a prática do rito e adentrar nos seus dinamismos específicos, como forma de superar os impasses que afastam a teologia da experiência concreta e das perspectivas antropológicas. “Assim, não se tratou tanto de aprender a realizar ritos, mas de se interrogar – a partir da corporeidade, da teatralidade e da intersubjetividade – sobre o que se aprende quando se realizam ritos e qual a sua importância para a vida, a fé, a espiritualidade, a liturgia, e a própria expressão do ser humano”, esclareceram os organizadores.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini