Pesquisa PROCAD estabelece interlocuções entre a Teologia e a Ciência da Religião

Pesquisadores dos programas de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR) e da Faculdades EST (PPG/EST) estiveram reunidos dos dias 12 a 14, no contexto do PROCAD, para apresentar os resultados de suas pesquisas e fomentar as produções acadêmicas conjuntas.

O objetivo geral da proposta de pesquisa “Teologia e Ciência da Religião no Brasil Contemporâneo: perspectivas comparativas, analíticas e mediadoras” é estabelecer um processo de interlocução entre a Teologia e a Ciência da Religião, visando a construção de um espaço metadisciplinar que estabeleça convergências e divergências metodológicas.

A proposta de PROCAD tem sua razão de ser na necessidade de uma dupla abordagem da relação entre Teologia e Ciência da Religião. Embora esta necessidade já constitua parte da justificativa da proposta, ela também se presta para facilitar a discussão do estado da arte da pesquisa em sua dupla dimensão.

A referida dupla abordagem implica, por um lado, a diferenciação entre Teologia e Ciência da Religião enquanto “epistemes” próprias mas justapostas, contudo possivelmente sobrepostas em alguns aspectos. Por outro, a diferenciação entre teologia e ciência da religião enquanto “disciplinas” próprias e estabelecidas dentro de um conjunto de práticas sociais mais vastas.

As trocas acadêmicas vivenciadas pelos docentes e discentes envolvidos na parceria deverão garantir a elevação da qualidade dos trabalhos e das pesquisas realizadas referentes às dissertações de mestrado defendidas ou em elaboração nas instituições proponentes.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Faculdades EST terá cursos de graduação EaD

• ESEP realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem

• Formatura das Graduações 2019/01